Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoutinho, Luciana Gageiro-
dc.contributor.authorRegufe, Paula Fonseca-
dc.contributor.authorFarias, Leila Martins-
dc.date.accessioned2022-02-23T21:43:56Z-
dc.date.available2022-02-23T21:43:56Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Luciana Gageiro; REGUFE, Paula Fonseca; FARIAS, Leila Martins. Expressões do desamparo na escola: vulnerabilidades sociais e impactos na adolescência. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 30-43, jan./jun. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2179-1740 (online)-
dc.identifier.issn0102-1222-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64146-
dc.description.abstractThe article derives from an ongoing research that aims to understand how the conditions of social vulnerability in which many young Brazilians find themselves are articulated to helplessness as a psychic effect and, more specifically, how the relationship with the school takes part in the impasses of adolescence in the social bond. At the interface between psychoanalysis and education, we will work with the material raised from the realization of workshops with classes from the 9th grade of elementary school to the 3rd year of high school in two public schools in the state of Rio de Janeiro. The adolescents used the space of the workshop to express their helplessness, either by silence, by confrontation or by their expression in words in the secrets shared in the workshops, which were grouped as follows: helplessness in relation to the material conditions of the school; helplessness for not feeling welcomed by the school;helplessness in the relationship with their peers; expressions of helplessness as discouragement.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Psicologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectDesamparopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleExpressões do desamparo na escola: vulnerabilidades sociais e impactos na adolescênciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo deriva de uma pesquisa em andamento que visa compreender como as condições de vulnerabilidade social em que se encontram muitos jovens brasileiros se articulam ao desamparo como efeito psíquico e, mais especificamente, de que modo a relação com a escola toma parte nos impasses da adolescência no laço social. Na interface entre a psicanálise e a educação, trabalharemos com o material levantado a partir da realização de oficinas com turmas do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio em duas escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Os adolescentes se utilizaram do espaço da oficina para expressar seu desamparo, seja pelo silêncio, pelo afrontamento ou pela sua expressão em palavras nos segredos compartilhados nas oficinas, que foram agrupados do seguinte modo: desamparo em relação às condições materiais da escola; desamparo por não se sentir acolhido pela escola; desamparo na relação com seus pares; expressões do desamparo como desalento.pt_BR
dc.title.enExpressions of helplessness at school: social vulnerabilities and impacts on adolescencept_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_lgcoutinhoffregufe.pdf295,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.