Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64073
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Os estudos da multimodalidade como parte de uma formação inicial inclusiva de professores de E/LE
Autor(es): Miranda, Cícero Anastácio Araújo de
Palavras-chave: Multiletramento;Língua Estrangeira;Professores de E/LE
Data do documento: 2022
Instituição/Editor/Publicador: Revista Eletrônica do GEPPELE
Citação: MIRANDA, Cícero Anastácio Araújo de. Os estudos da multimodalidade como parte de uma formação inicial inclusiva de professores de E/LE. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 72-84, jan. 2022.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de discutir a relevância do multiletramento como componente de uma competência comunicativa, dentro de una proposta de ensino e aprendizagem de línguas e, por consequência, de formação de professores de idiomas, mais especificamente, de Espanhol como Língua Estrangeira. Igualmente, propomos que a formação de docentes em ditas bases sirva como um modo de inclusão social dos futuros professores, a partir do entendimento que a língua é uma ferramenta de interação social, cuja produção, consumo y construção, em articulação com o verbal o não verbal, responde a ideologias subjacentes à cultura e à sociedade onde está insertada. Para isso, articulamos aportes teóricos da Pragmática, dos trabalhos de Wittgenstein (1999) y Rajagopalan (2010), em relação aos trabalhos de Linguística Aplicada de Bordería (2005), Hymes (2009), Gargallo (2010) e Almeida Filho (2011) e, finalmente, do Novo Grupo de Londres (New London Group), com o trabalho de Lemke (2010), repercutido por Rojo (2012).
Resumen: Este trabajo tiene el objetivo de discutir la relevancia de la multiliteracidad como componente de una competencia comunicativa, dentro de una propuesta de enseñanza y aprendizaje de lenguas y, por consecuencia, de formación de profesores de idiomas, más específicamente, de Español como Lengua Extranjera. Igualmente, proponemos que la formación de docentes en dichas bases sirva como un modo de inclusión social de los futuros profesores, a partir del entendimiento que la lengua es una herramienta de interacción social, cuya producción, consumo y construcción, en articulación con lo verbal y lo no verbal, responde a ideologías subyacentes a la cultura y a la sociedad donde está inserta. Para ello, articulamos aportes teóricos de la Pragmática, de los trabajos de Wittgenstein (1999) y Rajagopalan (2010), en relación a los trabajos de Lingüística Aplicada de Bordería (2005), Hymes (2009), Gargallo (2010) y Almeida Filho (2011) y, finalmente, del Nuevo Grupo de Londres (New London Group), con el trabajo de Lemke (2010), repercutido por Rojo (2012).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64073
ISSN: 2318-0099
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_caamiranda.pdf230,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.