Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Vitória Stefanny de Freitas-
dc.contributor.authorPontes, Valdecy de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-02-18T19:30:40Z-
dc.date.available2022-02-18T19:30:40Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Vitória Stefanny de Freitas; PONTES, Valdecy de Oliveira. O tratamento dado à variação linguística na coleção didática Por el mundo en español. Revista Eletrônica do GEPPELE, Fortaleza, ano 7, v. 2, n. 10, p. 32-44, jan. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2318-0099-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64070-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Eletrônica do GEPPELEpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua Espanholapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectLengua Españolapt_BR
dc.subjectVariación lingüísticapt_BR
dc.subjectLibro didácticopt_BR
dc.titleO tratamento dado à variação linguística na coleção didática Por el mundo en españolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente trabalho, apresentar-se-á uma análise acerca da abordagem do fenômeno da variação linguística por parte de livros didáticos de Espanhol, destinados aos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas no Brasil. Busca-se refletir sobre como a variação linguística é explorada no ensino de Espanhol como língua estrangeira (E/LE). Com o intuito de colaborar com a elaboração e avaliação dos materiais selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e a partir dos pressupostos teóricos de Labov (1972 [2008]), Bagno (2003 e 2007), Tarallo (2005), Pontes e Nobre (2018) e Brasil (2020), é realizada uma análise das seguintes questões: a) normas-padrão e não padrão; b) mudança linguística; c) condicionamentos linguísticos e extralinguísticos; d) uso de textos autênticos; e) contexto pragmático-discursivo. Ao fim da análise, foi evidenciada uma abordagem superficial em relação à variação linguística.pt_BR
dc.description.abstract-esEn el presente trabajo, se presentará un análisis del abordaje del fenómeno de la variación lingüística por parte de libros de español, destinados a los últimos años de la escuela primaria, en las escuelas públicas de Brasil. Se busca reflexionar sobre cómo se explota la variación lingüística en la enseñanza de español como lengua extranjera (E/LE). Con el fin de colaborar con la elaboración y evaluación de los materiales seleccionados por el Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) y a partir del marco teórico de Labov (1972 [2008]), Bagno (2003 y 2007), Tarallo (2005), Pontes y Nobre (2018) y Brasil (2020), es realizado un análisis de los siguientes puntos: a) normas estándar y no estándar; b) cambio lingüístico; c) condicionamientos lingüísticos y extralingüísticos; d) uso de textos auténticos; e) contexto pragmático-discursivo. Al final del análisis, se evidenció un abordaje superficial en relación con la variación lingüística.pt_BR
Aparece nas coleções:DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_vsfsilvavopontes.pdf751,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.