Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/64061
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização de jogos cooperativos como processo de mediação com intervenção lúdica de sociabilização e inclusão |
Título em inglês: | The use of cooperative games as a mediation process with playful socialization and inclusion intervention |
Autor(es): | Cavalcante, Alana Suyanne Ferreira Freitas |
Orientador: | Nepomuceno, Léo Barbosa |
Palavras-chave: | Jogos cooperativos;Inclusão;Recreação;Monitores;Hotéis |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | CAVALCANTE, Alana Suyanne Ferreira Freitas. A utilização de jogos cooperativos como processo de mediação com intervenção lúdica de sociabilização e inclusão. 2021. 87 f. Monografia (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | A cooperação é uma relação baseada na colaboração com a finalidade de alcançar os objetivos juntos. Por meio dela, aproximamo-nos do outro com a intenção de ajudar, apoiar, construir e transformar o que desejamos para si, para o próximo e para o meio em que vivemos. Os jogos cooperativos trazem uma proposta de experimentar, na prática, o exercício da cooperação. No jogo cooperativo, a essência é brincar com o outro e não contra o outro. Nesta estrutura lúdica, o outro é um parceiro e amigo, com metas comuns, onde o sucesso e o fracasso são compartilhados por todos. Tendo isso em vista, o artigo teve como objetivo avaliar a importância dos jogos cooperativos como estratégia metodológica para trabalhos de inclusão e sociabilidade, fazendo uma análise da visão dos Monitores de Esportes que atuam em hotéis da Rede Beach Park sobre os aspectos desenvolvidos através de vivências cooperativas na recreação. Os instrumentos de coletas de dados utilizados para este estudo foram as entrevistas e questionários aplicados com 25 Monitores de Esportes atuantes nas atividades recreativas da Rede Beach Park de hotéis. Como resultado, podemos identificar que todos os monitores participantes da pesquisa percebem algum ganho positivo no âmbito das relações e atitudes dos participantes nos jogos cooperativos e consideram esses tipos de jogos mais adequados para a inclusão social, bem como também percebem uma maior sociabilização entre os participantes com a abordagem cooperativa. A realização do estudo permitiu compreender que os monitores percebem que os jogos cooperativos trazem ganhos positivos para os participantes no que diz respeito às relações humanas, considerando a abordagem cooperativa ferramenta eficaz para a interação, sociabilização e inclusão, destacando o trabalho em equipe, respeito e empatia. Com isso, pode-se concluir que, na visão dos monitores, que atuam na rede Beach Park de hotéis, o jogo cooperativo é uma metodologia positiva, uma vez que ajuda nos relacionamentos interpessoais e prepara o indivíduo para ser agente modificador em uma sociedade onde a competição é muito valorizada. |
Abstract: | Correction is a relationship based on collaboration with an improvement to achieve the goals together. Through it, we approach the other with the intention of helping, supporting, building and transforming what we want for ourselves, for and for the environment in which we live. Cooperative games bring a proposal of experience, in practice, the exercise of cooperation. In the cooperative game, the essence is to play with the other and not against the other. In this playful structure, the other is a partner and friend, with common goals, where success and failure are shared by everyone. With this in mind, the article aimed to assess the importance of cooperative games as a methodological strategy for inclusion and sociability work, to make an analysis of the vision of Sports Monitors who work in hotels of the Beach Park Network on the aspects developed through experiences recreation cooperatives. The data collection instruments used for this study were considered as choice and questionnaires, with 25 Sports Monitors working in the recreational activities of the Beach Park chain of hotels. As a result, we can identify that all monitors participating in the research perceive some positive gain in the context of the relationships and attitudes of the participants in cooperative games and those types of games more suitable for social inclusion, as well as also perceive greater socialization among participants with the cooperative approach. The realization of the study includes inclusion that the monitors perceive that the cooperative games bring positive gains for the participants with regard to human relations, considering a cooperative approach an effective tool for interaction, socialization and inclusion, highlighting teamwork, respect and empathy. With this, it can be desired that, in the view of the monitors, who work in the Beach Park chain of hotels, the cooperative game is a positive methodology, since it helps in interpersonal dislocations and prepares the individual to be a modifying agent in a society where competition is highly valued. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/64061 |
Aparece nas coleções: | EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_asffcavalcante.pdf | 893,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.