Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63916
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tecnologia educacional para promoção da autoeficácia dos pais no controle da asma infantil
Título em inglês: Educational technology for promoting parental self-efficacy in controlling childhood asthma
Autor(es): Lima, Kamila Ferreira
Dias, Ana Jéssica Lopes
Alves, Ana Karen de Sousa
Furtuoso, Francisco Mateus Rodrigues
Serra, Thais de Queiroz
Abreu, Victórya Suéllen Maciel
Barbosa, Lorena Pinheiro
Palavras-chave: Autoeficácia;Asma;Tecnologia Educacional;Educação em Saúde;Enfermagem
Data do documento: Fev-2022
Instituição/Editor/Publicador: Rev. Rene
Citação: LIMA, Kamila Ferreira et al. Tecnologia educacional para promoção da autoeficácia dos pais no controle da asma infantil. Rev. RENE : Revista da rede de enfermagem do nordeste, Fortaleza, v. 23, e71588, fev. 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/71588/218160. Acesso em: 14 fev. 2022
Resumo: Objetivo: verificar a autoeficácia de pais e cuidadores no controle da asma infantil, antes e depois de intervenção educativa e associar os escores com os fatores sociodemográficos. Métodos: estudo quase-experimental, com 65 pais e cuidadores de crianças com asma. Utilizou-se a escala Self- Efficacy and Their Child’s Level of Asthma Control - versão brasileira antes e 30 dias depois da intervenção com a leitura da cartilha “Você é capaz de controlar a asma da sua criança – vamos aprender juntos?”. Para análise, realizaram-se os testes estatísticos Qui-quadrado de McNemar e Wilcoxon. Resultados: após 30 dias, o efeito da intervenção demonstrou significância estatística entre os escores de autoeficácia elevada e as variáveis: estado civil (Odds Ratio: 2,6;p≤0,001), renda familiar (Odds Ratio: 3,4; p≤0,001) e benefício do Programa Bolsa Família (Odds Ratio: 2,9;p≤0,001). Conclusão: a cartilha educativa mostrou-se eficaz no aumento da autoeficácia de pais e cuidadores no controle e manejo da asma infantil.
Abstract: Objective: to verify the self-efficacy of parents and caregivers in controlling childhood asthma before and after an educational intervention and to associate the scores with sociodemographic factors. Methods: quasi-experimental study, with 65 parents and caregivers of children with asthma. The Self-Efficacy and Their Child’s Level of Asthma Control scale – Brazilian version – was used before and 30 days after the intervention with the reading of the booklet “Are you able to control your child’s asthma – let’s learn together?” For the analysis, McNemar’s Chi-square and Wilcoxon statistical tests were used. Results: after 30 days, the effect of the intervention demonstrated statistical significance between high self-efficacy scores and the following variables: marital status (Odds Ratio:2.6; p≤0.001), family income (Odds Ratio: 3.4; p≤0.001) and Bolsa Família Program benefit (Odds Ratio:2.9; p≤0.001). Conclusion: the educational booklet was shown to be effective in increasing the self-efficacy of parents and caregivers in the control and management of childhood asthma.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63916
ISSN: 2175-6783
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_kflima.pdf347,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.