Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63913
Tipo: Resumo
Título: Otimizando o acompanhamento médico de pacientes com doenças neuroendocrinológicas
Autor(es): Largura, Bruna Schulthais
Martins, Manoel Ricardo Alves
Palavras-chave: Neuroendocrinologia;Acromegalia - Tratamento;Prolactinomas - Tratamento
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LARGURA, Bruna Schulthais; MARTINS, Manoel Ricardo Alves. Otimizando o acompanhamento médico de pacientes com doenças neuroendocrinológicas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: Introdução: O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Tumores Selares e Hipopituitarismo (NEPTUS) desenvolve várias atividades em relação ao público. O NEPTUS realiza suas atividades ligado ao Ambulatório de Neuroendocrinologia do Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC-UFC). O objetivo do presente trabalho é o de mostrar a atividade da Bolsista de Iniciação Acadêmica na otimização do acompanhamento desses pacientes, incluindo o aumento da aderência ao tratamento e avaliação dos diagnósticos. Material e Métodos: As planilhas de atendimento de pacientes com distúrbios neuroendocrinológicos foram avaliadas. O período de atendimento dos pacientes foi de 2011 a 2016. Nessas planilhas encontram-se nome do paciente, telefones para contato, número do prontuário e diagnóstico, além da data da última consulta. Os diagnósticos dos pacientes incluem adenomas hipofisários (prolactinoma, acromegalia, não secretores, síndrome de Cushing) e deficiências hipofisárias (hipotireoidismo, hipocortisolismo, hipogonadismo, hiposomatotrofismo, e diabetes insipidus) por várias etiologias (síndrome de Sheehan, tumoral). Esses dados foram compilados usando o software Excel for Windows. Resultados: Até o momento foram compiladas as planilhas de 2011 a 2014 e a de 2016 (dois meses). Na planilha constam 445 pacientes. Desses, 134 são portadores de prolactinomas, 98 de Acromegalia, 19 com síndrome de Sheehan, sendo essas três as patologias mais frequentes. Conclusões: A partir da conclusão desse levantamento será possível melhorar a assistência à saúde dos pacientes que estão em acompanhamento no Ambulatório de Neuroendocrinologia do HUWC-UFC. A próxima fase de trabalho será entrar em contato com todos os pacientes e assim aumentar a aderência ao acompanhamento médico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63913
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bslargura.pdf45,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.