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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Abreu, Domingos Sávio | - |
dc.contributor.author | Silva, Roberto dos Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-24T17:28:51Z | - |
dc.date.available | 2013-10-24T17:28:51Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Roberto dos Santos da. Vou pra rua e bebo a tempestade: representações de educadores de rua de Fortaleza. 2011. 310f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6373 | - |
dc.description.abstract | This dissertation deals with the unveiling of the symbolic representations of street social educators and part of the educators working on state-owned institutional sheltering programs Criança Fora da Rua, Dentro da Escola (Child Out of the Streets, Inside the School) and Ponte de Encontro (Encounter Bridge) developed, respectively, by the Ceará State Government and the City Hall of Fortaleza, which treat children and adolescents in situations of social vulnerability. The present research examines the motivations for entering and exercising the profession, the values which guide their educational practice, the prospects for the projected result of this activity and the demands regarding their working conditions, in order to realize what elements these subjects bring to the operationalization of their activity, beyond what is recommended by their employers. Common characteristics were identified with regard to the values that regulate the action of the educators, but they found different conditions to convert them into practice, according to the model of care related to each program. The motivations were typified and interconnections between them were discovered and other representations studied. It was also verified great dissatisfaction with working conditions and loss of perspective to continue in their current role by most educators investigated. It was noticed that there are different professional habitus among educators, which are related to their previous work experiences, conditions of entrance into those institutions, types of motivation and what kind of conceptions and working methods are adopted by each organization researched. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Social educators | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Educação – Aspectos sociais – Fortaleza(CE) | pt_BR |
dc.subject | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.title | Vou pra rua e bebo a tempestade: representações de educadores de rua de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta dissertação versa sobre o desvelamento das representações simbólicas dos educadores sociais de rua e de parte dos educadores de acolhimento institucional dos programas estatais Criança Fora da Rua Dentro da Escola e Ponte de Encontro, pertencentes, respectivamente, ao Governo do Estado do Ceará e à Prefeitura de Fortaleza, que atendem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Foram examinados os valores que guiam sua prática educativa, as motivações para o ingresso e exercício dessa profissão, as perspectivas projetadas para o resultado dessa atividade e sua avaliação e demandas referentes às suas condições de trabalho, com vista a perceber que elementos estes sujeitos trazem para a operacionalização de sua atividade, para além do que é preconizado por suas entidades empregadoras. Constatou-se que existem pontos em comum no que se refere aos valores que orientam a ação do educador, mas estes encontram diferentes condições para convertê-los em prática, conforme o modelo de atendimento de cada programa. As motivações foram tipificadas e encontrou-se interconexões entre elas e as demais representações estudadas. Verificou-se também grande insatisfação com as condições de trabalho e perda de perspectiva de continuar em sua atual função pela maior parte dos investigados. Foi percebido também que existem diferentes habitus profissionais entre os educadores que estão relacionados com sua trajetória anterior, condição de ingresso na instituição, tipos de motivação e que tipo de concepções e formas de trabalho são adotadas por cada organização estudada. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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