Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63701
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, José Roberto Feitosa | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Francisco Witallo Sousa do | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-27T14:03:38Z | - |
dc.date.available | 2022-01-27T14:03:38Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Francisco Witallo Sousa do. Percepções sobre ciência e pseudociência entre docentes do ensino básico. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63701 | - |
dc.description.abstract | In the era of digital media, people are increasingly coming into contact with information re-garding topics related to science. However, there are many cases of this information not being consistent with the actual scientific knowledge, not having clear reliable sources or distorting what is already established in science. The lay population in science, which does not have the habit of researching reliable sources, is prone to the dissemination of pseudoscientific ideas and may have a negative analysis of what science and scientists are. In the literature, ways to improve society's perception of science are suggested, the main one being encouraging quality science education in schools. The science teacher, therefore, has a central role in the dissemi-nation of science to young people. However, it is necessary to understand how the teacher observes science and pseudoscience in society and at school, the possible interference of pseudosciences in the scientific literacy of young people and the importance of the school in scientific dissemination. In order to understand these points, a questionnaire based on the qua-litative research method in public perception of science was applied to elementary school tea-chers. It was noted, at the end of the research, that teachers understand their role as dissemina-tors of scientific knowledge, valuing in their classes the construction of critical individuals through understanding what science is and the method behind it. In addition, there is a percep-tion of the difficulties they face in conducting scientific education and that improvements are needed in the school environment and in the society-school relationship so that there is the promotion of scientific culture and the fight against pseudosciences. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação científica | pt_BR |
dc.subject | Ideias pseudocientíficas | pt_BR |
dc.subject | Divulgação científica | pt_BR |
dc.title | Percepções sobre ciência e pseudociência entre docentes do ensino básico | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Na era das mídias digitais, as pessoas cada vez mais entram em contato com informações referentes a temas relacionados à ciência. Porém, muitos são os casos de essas informações não serem condizentes com o conhecimento científico de fato, não possuindo fontes seguras nítidas ou deturpando o que já é estabelecido na ciência. A população leiga em ciências, que não possui o hábito da pesquisa em fontes seguras, fica propensa à disseminação de ideias pseudocientíficas e pode vir a ter uma análise negativa do que é a ciência e os cientistas. Na literatura, são sugeridas formas de melhorar a percepção da sociedade sobre a ciência, a principal delas é incentivando a educação científica de qualidade em escolas. O professor de ciências, portanto, possui papel central na divulgação de ciência para jovens. Entretanto se faz necessário compreender como o docente observa a ciência e a pseudociência na sociedade e na escola, as possíveis interferências das pseudociências na alfabetização científica de jovens e a importância da escola na divulgação científica. A fim de entender esses pontos, um questionário baseado no método qualitativo de pesquisa em percepção pública da ciência foi aplicado a professores do ensino básico. Notou-se, ao fim da pesquisa, que os professores compreendem seu papel como divulgador do conhecimento científico, valorizando em suas aulas a construção de indivíduos críticos através da compreensão do que seja a ciência e do método por trás dela. Além disso, há a percepção das dificuldades por eles enfrentadas na condução da educação científica e de que são necessárias melhorias no ambiente escolar e na relação sociedade-escola para que haja a promoção da cultura científica e o combate às pseudociências. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_fwsnascimento.pdf | 357,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.