Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63598
Tipo: Resumo
Título: Relato de experiências sobre competência organizacional para o desenvolvimento dos talentos humanos dos bolsistas no Setor de Gestão de Pessoas do ICA
Autor(es): Silva, Alexsandra Rosa da
Silva, Gisele Alves da
Luz, Giulia
Araújo, Adriana Castro
Bond, Carlos Ernesto
Quirino, Raimunda Heveline Ribeiro
Palavras-chave: Desenvolvimento de competências;Administração de pessoal
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Alexsandra Rosa da; SILVA, Gisele Alves da; LUZ, Giulia; ARAÚJO, Adriana Castro; BOND, Carlos Ernesto; QUIRINO, Raimunda Heveline Ribeiro. Relato de experiências sobre competência organizacional para o desenvolvimento dos talentos humanos dos bolsistas no Setor de Gestão de Pessoas do ICA. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 5416, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: O Setor de Gestão de Pessoas do ICA (Instituto de Cultura e Arte) – foi criado por uma necessidade de organização da vida funcional de todos os servidores: Docentes e Técnicos administrativos. O referido setor tem como missão uma organização eficaz que colabore com a rotina administrativa do Instituto. Além da servidora técnica trabalha também bolsistas de diversas áreas que ajudam na rotina administrativa. O objetivo deste trabalho é mostrar que a competência organizacional colabora com o desenvolvimento dos talentos humanos dos bolsistas através das atividades de gestão, arquivamento e alguns procedimentos administrativos que são realizados no setor de gestão de pessoas. Os estudos relacionados às competências não são recentes, mas o interesse por estratégias com esse perfil vem ganhando espaço e destaque nos meios acadêmicos e empresariais. Considerando que o bolsista de iniciação acadêmica pode envolver-se em atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas, desde que contribuam para sua formação acadêmica, profissional e pessoal. As atividades devem ser compatíveis com o potencial de desempenho dos mesmos, pois são jovens iniciantes que realizam atividades administrativas próprias do local de atuação. O desafio e a responsabilidade para os professores e técnico-administrativos, que trabalham com os bolsistas de iniciação acadêmica, é de atuar como uma espécie de tutor para o estudante. Apresenta-se como resultado o relato das experiências vividas pelos 04 bolsistas do setor de gestão de pessoas do ICA, por isso, encontra-se na observância da competência organizacional a maneira indicada para contribuir com o desenvolvimento das habilidades. E uma orientação direcionada a informação de variados conhecimentos que vão permite que aconteça um crescimento de todos a fim de que cheguem a um objetivo comum: crescimento humano e profissional. Favorecendo-os com informações e atividades que desenvolvam suas competências.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63598
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_arsilva.pdf73,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.