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dc.contributor.advisorSilva Filho, Antonio Luiz Macêdo e-
dc.contributor.authorAlmeida Neto, José Maria-
dc.date.accessioned2022-01-19T14:12:09Z-
dc.date.available2022-01-19T14:12:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationALMEIDA NETO, José Maria. O bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914) . Orientador: Antonio Luiz Macêdo e Silva Filho. 2021. 216 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História Social, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63589-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBonde de tração animalpt_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.titleO bonde de tração animal em Fortaleza: dimensões temporais e práticas do cotidiano (1880 – 1914)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho analisa questões sobre a circulação dos bondes de tração animal em Fortaleza entre 1880, quando foram inaugurados os serviços de transportes de passageiros e cargas, e 1914, ano em que foram substituídos pelos bondes elétricos. Como objeto de pesquisa, o bonde conecta-se com a história dos transportes e das cidades, contribuindo para a compreensão da mobilidade urbana e sua correlação com a expansão urbana. A partir desse objeto, busco problematizar as estreitas relações que envolviam os discursos a favor do progresso, os usos do bonde, suas atribuições enquanto produto da modernização e o cruzamento de diferentes temporalidades no cotidiano dos sujeitos daquele momento. Através do bonde de tração animal, discute-se a mobilidade urbana e suas dimensões socioculturais, que envolvem, entre outros elementos, o desenvolvimento tecnológico, a busca de lucro por parte dos acionistas da empresa Ferro Carril do Ceará, as reclamações e acidentes envolvendo passageiros e pedestres, o direito à cidade e a refiguração dos espaços. Para tanto, foram utilizados como fontes os jornais, os códigos de postura, textos literários, fotografias, planta urbana, entre outros materiais documentais e bibliográficos de referência teórica e metodológica.pt_BR
dc.description.abstract-frCette recherche analyse les questions relatives à la circulation des tramways à traction animale à Fortaleza entre 1880, date de l'inauguration des services de transport de passagers et de marchandises, et 1914, année de leur remplacement par des tramways électriques. En tant qu'objet de recherche, le tramway renoue avec l'histoire des transports et des villes, contribuant à la compréhension de la mobilité urbaine et de sa corrélation avec l'expansion urbaine. A partir de cet objet, je cherche à problématiser les relations étroites qui impliquent les discours en faveur du progrès, les usages du tramway, ses attributions comme produit de la modernisation et le croisement des différentes temporalités dans le quotidien des sujets à l'époque. Nous abordons la mobilité urbaine et ses dimensions socioculturelles, qui impliquent, entre autres éléments, le développement technologique, la quête de profit des actionnaires de la société Ferro Carril do Ceará, les plaintes et les accidents impliquant des passagers et des piétons et, enfin, le droit à la ville et redressement des espaces, à travers les tramways à traction animale. Pour autant, nous avons utilisé comme sources les journaux, les codes de posture, les textes littéraires, les photographies, le plan urbain, entre autres supports documentaires et bibliographiques de référence théorique et méthodologique.pt_BR
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