Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63480
Tipo: Artigo de Evento
Título: Análise da Relação entre a Mudança no Uso e Cobertura do Solo e os Parâmetros do Modelo SMAP na Bacia Hidrográfica do Orós, Ceará, Brasil
Autor(es): Silva, Greicy Kelly da
Marcos Júnior, Antônio Duarte
Silva, Marx Vinicius Maciel da
Nóbrega, Mauro Ricardo Roxo
Lima, Carlos Eduardo Sousa
Silveira, Cleiton da Silva
Palavras-chave: Bacia Hidrográfica Orós;Modelo hidrológico SMAP;Uso e cobertura do solo
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hidrícos, http://www.abrhidro.org.br/xxivsbrh
Citação: SILVA, Greicy Kelly da; MARCOS JÚNIOR, Antônio Duarte; SILVA, Marx Vinicius Maciel da; NÓBREGA, Mauro Ricardo Roxo; LIMA, Carlos Eduardo Sousa; SILVEIRA, Cleiton da Silva. Análise da relação entre a mudança no uso e cobertura do solo e os parâmetros do Modelo SMAP na bacia hidrográfica do Orós, Ceará, Brasil . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, XXIV., 21 a 26 nov. 2021, Belo Horizonte-MG. Anais[…], Belo Horizonte-MG. 2021.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar como os parâmetros de calibração de um modelo hidrológico chuva-vazão, o SMAP, se relacionam fisicamente com o processo de uso e cobertura na Bacia Hidrográfica do Orós, Ceará, Brasil. Para isso, a análise consistiu em avaliar a evolução da mudança do uso e cobertura na região da bacia, identificando os períodos com as maiores alterações entre as classes de uso e partindo desta informação calibrou-se os parâmetros do SMAP, considerando parâmetros diferentes em períodos distintos. A classe de uso do solo predominante na BH Orós foi ocupada pela classe Floresta Natural, seguida da Agropecuária. Ao passo que a Infraestrutura Urbana mostrou uma diminuição contínua, a classe Corpos d?água mostrou um padrão variante seguindo tendências de crescimento e redução da área percentual ocupada na Bacia. A análise da sensibilidade dos parâmetros apontou uma relação inversa entre a variação dos parâmetros e o volume de escoamento. As maiores alterações neste volume foram observadas para o parâmetro PES, sendo, portanto, mais sensível que o SAT. Os resultados apresentados identificaram uma relação entre o processo de uso e ocupação do solo e os parâmetros SAT e PES obtidos do modelo hidrológico SMAP. Os parâmetros corresponderam bem ao comportamento esperado em função da variação de mudança do uso e ocupação da bacia nos períodos analisados, à exceção do período 2000-2005.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63480
ISSN: 2318-0358
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_eve_gkdasilva.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.