Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63437
Tipo: TCC
Título: Aspectos da crise da economia escravista no Brasil, sua derrocada e a gênese do processo de industrialização nacional
Autor(es): Barbosa Junior, Antonio Horácio
Orientador: Smith, Roberto
Palavras-chave: Escravidão - Aspectos Econômicos - Brasil;Escravidão - Brasil;Colônia - Brasil
Data do documento: 1993
Citação: BARBOSA JUNIOR, A. H. Aspectos da crise da economia escravista no Brasil, sua derrocada e a gênese do processo de industrialização nacional. 1993. 91 f.
Resumo: Esta monografia terá inicio com o estudo do escravismo colonial no Brasil, levando-se em consideração os principais aspectos característicos deste modo de produção. A crise da economia escravista terá um enfoque central, buscando-se identificar suas causas, bem como seus efeitos sobre a economia do Brasil-colônia. Em seguida será verificada a "independência" brasileira, levando-se em consideração os seus principais condicionantes ex-ternos, bem como aqueles ligados a realidade politico-econômica interna. Logo após, daremos enfase à ascensao da economia cafeei-ra no cenário brasileiro, levando- se em consideração a sua problemática central, qual seja, o suprimento de mao-de-obra, bem como as transforma0es advindas da utilização de mao-de-obra livre no país. O último capítulo tratará da questao da industrialização na sua gênese, buscando-se identificar os condicionantes internos e externos que contribuiram para sua viabilização Finalmente procuraremos trazer as principais conclusões encontradas neste trabalho de pesquisa para uma reflexão da realidade presente do Brasil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63437
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1993_tcc_ahbarbosajunior.pdf13,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.