Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNaidoo, Natalie-
dc.contributor.authorOlagbegi, Oladapo Michael-
dc.contributor.authorNadasan, Thayananthee-
dc.contributor.authorAfolabi, Joshua Oluwafisayo-
dc.date.accessioned2022-01-10T19:50:43Z-
dc.date.available2022-01-10T19:50:43Z-
dc.date.issued2022-01-
dc.identifier.citationNAIDOO, Natalie et al. Atividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitários. Rev. RENE : Revista da rede de enfermagem do nordeste, Fortaleza, v. 23, e71433, 2022. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/71433/217918. Acesso em: 7 jan. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2175-6783-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63421-
dc.description.abstractObjective: to compare physical activity and sedentary behavior in university students and secondary students. Methods: the cross-sectional study involved 202 selected secondary students and 171 university students. The Glo - bal Physical Activity Questionnaire was administered to the respondents. Percentages, chi-square test, Mann Whitney U test and linear regression were used for data analysis. Results: about 63% and 32% of secondary and university students, respectively, reported high levels of physical ac - tivity, while 84.7% and 71.9% of secondary and undergra - duate students, respectively, met guidelines for sedentary behavior. The secondary students had significantly higher scores than the university students in vigorous (p=0.004), moderate (p<0.001), and total physical activity (p<0.001). The observed difference was more prominent among fema - les. Conclusion: secondary students had higher scores of physical activity and spent less time in sedentary behavior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRev Renept_BR
dc.subjectExercício Físicopt_BR
dc.subjectComportamento Sedentáriopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectAdulto Jovempt_BR
dc.subjectÁfrica do Sulpt_BR
dc.titleAtividade física e comportamento sedentário: comparação entre alunos de ensino médio e universitáriospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: comparar níveis de atividade física e comporta - mento sedentário entre estudantes de ensino médio e uni - versitários. Métodos: estudo transversal com 202 estudan - tes do ensino médio e 171 universitários. O Questionário Global de Atividade Física foi aplicado aos participantes. Porcentagens, os testes Qui-quadrado e Mann-Whitney, e regressão linear foram utilizados para a análise dos dados. Resultados: cerca de 63% e 32% dos estudantes de ensino médio e universitários, respectivamente, relataram níveis altos de atividade física, enquanto 84,7% e 71,9% deles, res - pectivamente, atenderam às diretrizes para comportamento sedentário. A pontuação dos estudantes de ensino médio foi significativamente maior que a dos alunos universitários em atividade física vigorosa (p=0,004), moderada (p<0,001), e total (p<0,001). As diferenças encontradas foram maio - res entre mulheres. Conclusão: os alunos do ensino médio apresentaram maiores escores de atividade física e despen - deram menos tempo em comportamentos sedentários.pt_BR
dc.title.enComparison of physical activity and sedentary behavior levels in secondary and university studentspt_BR
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_art_nnaidoo.pdf328,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.