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dc.contributor.authorForster, Gabrielle da Silva-
dc.date.accessioned2022-01-06T17:43:15Z-
dc.date.available2022-01-06T17:43:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFORSTER, Gabrielle da Silva. A literatura que gagueja e a experiência ética na educação. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 12, n. 24, p. 203-217, abr./jun. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63368-
dc.description.abstractRecognizing the growing discredit that involves literature as a discipline, as well as its lack of characterization with its integration with Portuguese language content, as proposed by the BNCC (2018), the present article proposes to question about its educational role and about their ability to provide an ethical experience. From this, we ask ourselves: what can literature do today? Would it carry an essential function in itself? How does it relate to the ethical, human and social dimensions? The analysis of such questions leads us not only to consider, with Antonio Candido, that the enjoyment of literature constitutes a universal right, but also to recognize it as a great ally for the realization of a smaller education, according to the proposal of Sílvio Gallo . If literature, as a bridge of access to the other, can enable subjects to take a conscious position, both in relation to themselves, in order to become protagonists of their own existences, as well as the social environment in which they are inserted, their importance for the educational field is crucial, as here a collective task is announced.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA literatura que gagueja e a experiência ética na educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo reconhecer o descrédito crescente que envolve a literatura como disciplina, assim como a descaracterização da mesma com sua integração ao conteúdo de língua portuguesa, conforme a proposta da BNCC (2018), o presente artigo se propõe a questionar sobre o seu papel educacional e sobre a sua capacidade de propiciar uma experiência ética. A partir disso, nos perguntamos: o que pode a literatura, hoje? Ela carregaria em si uma função essencial? De que modo ela se relaciona com a dimensão da ética, do humano e do social? A análise de tais questões nos leva não apenas a considerar, com Antonio Candido, que a fruição da literatura constitui um direito universal, mas também a reconhecê-la como uma grande aliada para a efetivação de uma educação menor, conforme a proposta de Sílvio Gallo. Se a literatura, enquanto ponte de acesso ao outro, pode possibilitar aos sujeitos uma tomada de posição consciente, tanto em relação a si mesmos, de modo a tornarem-se protagonistas de suas próprias existências, quanto ao ambiente social no qual estão inseridos, sua importância para o âmbito educacional é crucial, pois aqui se anuncia uma tarefa coletiva.pt_BR
dc.title.enStuttering literature and ethical experience in educationpt_BR
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