Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63338
Tipo: | Dissertação |
Título: | O paradigma moral nos colégios militares: da idealidade à condição pós-moderna |
Título em inglês: | The moral paradigm in military schools: from ideality to the post-modern condition |
Autor(es): | Coelho, Francisco Sérgio Marçal |
Orientador: | Silva, Emanuel Freitas da |
Palavras-chave: | Cidadania;Pós-Modernidade;Valores;Violência simbólica;Contemporaneidade |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | COELHO, Francisco Sérgio Marçal. O paradigma moral nos colégios militares: da idealidade à condição pós-moderna. Orientador: manuel Freitas da Silva. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo fundamentar as razões para a criação de um Projeto de Intervenção com a finalidade de lançar luz sobre a possível ambivalência existente entre o projeto pedagógico-moral do Sistema do Colégio Militar do Brasil (SCMB) e as práticas e valores postos pela modernidade líquida ou pós-modernidade. Assim, busca-se confrontar os referenciais morais que embasam a referida proposta pedagógica ante outros referenciais postos pelas relações sociais de nossa temporalidade. Desse modo, utilizamos como parâmetros metodológicos: uma visão panorâmica sobre a formação do Exército brasileiro; um resumo histórico da gênese da moralidade na modernidade destacando os pensadores que se utilizam dessa temática, o perfil dos discentes que frequentam esse Estabelecimento de Ensino; aplicação de um questionário e, finalmente, um Projeto de Intervenção a fim de constituir, com o corpo discente, um Fórum permanente de discussão acerca dessa temática |
Abstract: | The present research aims to substantiate the reasons for the creation of an Intervention Project in order to shed some light on the ambivalence between the pedagogical-moral project of the Colégio Militar do Brasil System (SCMB) and the practices and values put forward by liquid modernity or postmodernity. Within this perspective, the focus of this research is to discuss and analyse how students experience the values which are in the basis of the SCMB's pedagogical proposal before the confrontation of these values by the new paradigm. Thus, we intend to use as methodological parameters: a historical analysis of the genesis of morality in modernity; a documentary research of the military laws that outline institutional values, intertwining with the theoretical basis of the thinkers who use this theme in order to show the intimate connection with the traditions, costumes and practices of the Brazilian Army; applying questionnaires to identify whether the SCMB is successful in shaping the student community to its legal regimes and worldview, or whether, on the other hand, that worldview is anachronical in the face of new challenges. Based on this research, finally, to present the Intervention Project in order to constitute, with teachers and students, a permanent discussion forum on this theme and, thus, contribute to the citizen formation of those involved. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63338 |
Aparece nas coleções: | PROFSOCIO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_fsmcoelho.pdf | 2,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.