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Tipo: Dissertação
Título: A emergência e o desenvolvimento do uso de operadores argumentativos na escrita de crianças no ciclo de alfabetização
Autor(es): Neves, Jailson da Silva
Orientador: Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
Palavras-chave: Argumentação;Operadores argumentativos;Escrita infantil
Data do documento: 2021
Citação: NEVES, Jailson da Silva. A emergência e o desenvolvimento do uso de operadores argumentativos na escrita de crianças no ciclo de alfabetização. Orientadora: Rosemeire Selma Monteiro Plantin. 2021. 147 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar, por meio de um estudo longitudinal, a emergência e o desenvolvimento do uso de operadores argumentativos na escrita de crianças do ciclo da alfabetização do ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: investigar o uso de operadores argumentativos empregados nos textos das crianças, mapeando quando e quais surgem inicialmente na escrita infantil; analisar o desenvolvimento do uso dos operadores argumentativos ao longo de dois anos (ciclo da alfabetização do ensino fundamental), associando-o a outros conhecimentos linguísticos da criança revelados nos textos e possivelmente usados em substituição aos operadores; descrever a relação entre os operadores argumentativos empregados e a argumentatividade dos textos infantis analisados. Como fundamentação teórica, este trabalho adota os pressupostos da Teoria da Argumentação na Língua (DUCROT, 1972, 1990) de que a argumentação está inscrita na língua e de que os operadores argumentativos têm a função de orientar a continuação do discurso (KOCH, 2009a, 2009b, 2011). Foi utilizada a classificação dos operadores argumentativos criada por Koch (2009a). Foram analisados 52 textos escritos por 13 alunos do ciclo da alfabetização. Cada criança escreveu quatro versões da história Chapeuzinho Vermelho ao longo de dois anos. Como resultado das análises, concluiu-se que: os operadores argumentativos surgem logo nos primeiros textos da fase de aprendizagem da escrita; ao longo do ciclo de alfabetização, as crianças aprendem novos operadores argumentativos e passam a usá-los na língua falada e na língua escrita; as crianças empregam operadores argumentativos que estabelecem as relações de conjunção, contrajunção, justificativa, conclusão e comprovação; os textos do corpus são carregados de contextos argumentativos; o uso dos operadores argumentativos contribui para a argumentatividade nos textos das crianças, orientando o discurso e fortalecendo a coesão textual.
Abstract: This research aimed to investigate, through a longitudinal study, the emergence and development of the use of argumentative operators in the writing of children in the literacy cycle of elementary school. The specific objectives were: to investigate the use of argumentative operators employed in children's texts, mapping when and which ones initially appear in children's writing; analyze the development of the use of argumentative operators over a two-year period (the literacy cycle in elementary school), associating it with other linguistic knowledge of the child revealed in the texts and possibly used to replace the operators; describe the relationship between the argumentative operators used and the argumentativeness of the analyzed children's texts. As theoretical foundation, this work adopts the assumptions of the Theory of Argumentation in Language (DUCROT, 1972, 1990) that argumentation is inscribed in the language and that the argumentative operators have the function of guiding the ways of the discourse (KOCH, 2009a, 2009b, 2011). It was used the classification of argumentative operators created by Koch (2009a). 52 texts written by 13 students from the literacy cycle were analyzed. Each child wrote four versions of the Little Red Riding Hood story over two years. As a result of the analyses, it was concluded that: argumentative operators appear in the first texts of the learning phase of writing; throughout the literacy cycle, children learn new argumentative operators and start to use them in spoken and written language; children employ argumentative operators that establish the relations of conjunction, counterjunction, explication, conclusion and confirmation; the texts are loaded with argumentative contexts; the use of argumentative operators contributes to argumentativeness in children's texts, guiding the discourse and strengthening textual cohesion.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63314
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