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Tipo: Dissertação
Título: Dos subterrâneos aos holofotes: os nomadismos do rock Fortalezense
Autor(es): Benevides, Márcio Fonseca
Orientador: Cavalcante, Peregrina Fátima Capelo
Palavras-chave: Cultural production;Músicos de rock - Aspectos sociais - Fortaleza(CE);Fãs de rock - Fortaleza(CE) - Usos e costumes;Música e juventude - Aspectos sociais - Fortaleza(CE);Grupos de rock - Aspectos sociais - Fortaleza(CE)
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: BENEVIDES, Márcio Fonseca. Dos subterrâneos aos holofotes: os nomadismos do rock Fortalezense. 2008. 140f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2008.
Resumo: O presente estudo interpreta, sob a égide das Ciências Sociais, a busca pelo reconhecimento e os variados deslocamentos espaço-temporais de jovens indivíduos que tocam em bandas de rock em múltiplas caracterizações ético-estéticas que se socializam em Fortaleza-CE, o palco de suas produções culturais. A partir de dois pólos dialógicos, Subterrâneos (underground) e Holofotes (mainstream), esta pesquisa etnográfica tenciona compreender, na teoria e na empiria, os nomadismos dos roqueiros por entre lugares, shows, turnês e vivências. Também interpreta como estes atores sociais criam estratégias para divulgar suas obras (sobretudo pela Internet) e para ultrapassar obstáculos como a diminuição de espaços apropriados para tocar, falta de recursos e incentivos, parca remuneração, público ausente e preconceitos.
Abstract: The present study interprets, under the aegis of the Social Sciences, the search for acknowledgement and the various displacements (both in space and time) of young individuals that play in rock bands - of multiple ethical-esthetical characterizations - and socialize in Fortaleza (capital of the Ceará State – Brazil), the stage of their cultural production. Proceeding by two dialogical poles, Undergrounds (alternative) and Spotlights (mainstream), this ethnographical research intends to understand, by theory and empiricism, the nomadisms of the rockers by places, shows, tours and life experiences. Also interprets how these social actors create strategies to disseminate their works (above all, on the Internet) and to exceed obstacles like decrease of appropriated places to play, lack of resorts and incentives, derisory remuneration, absent audience and preconceptions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6326
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