Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63222
Tipo: Dissertação
Título: Programa saúde da família de Beberibe-Ce: o processo de implantação e as mudanças obtidas: estudo de caso
Autor(es): Fonseca, Maria Imaculada Ferreira da
Orientador: Fraga , Maria de Nazaré de Oliveira
Palavras-chave: Enfermagem;Promoção da Saúde;Estratégia Saúde da Família;Mortalidade Infantil;Integralidade em Saúde
Data do documento: 1997
Citação: FONSECA, Maria Imaculada Ferreira da. Programa saúde da família de Beberibe-Ce: o processo de implantação e as mudanças obtidas: estudo de caso. 1997. 159 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universiddade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63222. Acesso em: 28/12/2021.
Resumo: O presente estudo tem como eixo condutor a temática sobre modelos de atenção à saúde em Sistemas Locais de Saúde. Seu objetivo central é apreender, em um encadeamento histórico, o processo de implantação do Programa Saúde da Família (P.S.F.) em Beberibe-Ce, um dos primeiros municípios do Brasil a implantar o programa como uma estratégia de reorganização dos serviços de saúde voltada para inversão do modelo de r atenção curativista vigente e para a consolidação do Sistema Unico de Saúde (S.U.S.) a nível municipal. O uma melhoria na satisfação dos usuários dos serviços de saúde.método utilizado foi o estudo de caso e a principal técnica de obtenção de dados foi da observação participante realizada “in loco” por 12 meses, além de grupos focais e entrevistas semi-estruturadas. Através destas técnicas, foi possível identificar os momentos marcantes, os conflitos, as mudanças ocorridas, os fatores e atores que exerceram influência determinante na implantação do P.S.F. no município selecionado. O estudo mostrou que esta estratégia, ao ser operacionalizada, pode contribuir, de forma significativa, para tornar efetivos a nível municipal, muitos dos princípios e diretrizes do S.U.S., como a descentralização gerencial, a universalidade do acesso, a participação comunitária, e a integralidade da atenção, bem como impactar positivamente nos indicadores de cobertura assistencial e epidemiológicos. Constatamos que após a implantação do P.S.F. ocorreu um aumento nos índices das coberturas vacinai, pré-natal e de aleitamento materno, além de uma mudança no perfil de internação hospitalar, com redução acentuada de internamentos em pediatria e um aumento nas clínicas obstétrica e cirúrgica. Observamos também uma redução expressiva da mortalidade infantil e
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63222
Aparece nas coleções:DENF - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_dis_miffonseca.pdf7,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.