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dc.contributor.authorBrito, Lucas Maciel Honor de-
dc.contributor.authorSilva, Francisco Rogiellyson da-
dc.contributor.authorVasconcelos, Sandra Maia Farias-
dc.date.accessioned2021-12-20T13:06:56Z-
dc.date.available2021-12-20T13:06:56Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBRITO, Lucas Maciel Honor de; SILVA, Francisco Rogiellyson da; VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. Espaços de escrita na universidade: uma metodologia para produção criativa. Revista Primeira Escrita, Aquidauana, v. 8, n. 1, p. 77-90, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2359-0335-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63116-
dc.description.abstractFrom a socio-interactionist perspective of language, this research analyzes the experience of producing narrative texts in a mini-course offered to undergraduate students in Literature at the Federal University of Ceará. The theorical contribution that helped us is from Calkins (1989), for whom textual production should be a procedural activity that allows the writer to reflect on what he produces. In addition, about the narration of himself, we start from the considerations of Maia-Vasconcelos (2016), who defends that the (auto)biographical writing has the potential to allow the subject to reflect, through a strategic selection of facts, about what happened to himself. Methodologically, we use the action-research bias in a qualitative proposal of data analysis. With this, the methodology described and analyzed has allowed a production process that engages the writer in formation in the experience of stages experienced by professional writers, at the same time that he can reflect about his ownpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Primeira Escritapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscrita criativapt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectNarrativas de sipt_BR
dc.subjectFormação do professorpt_BR
dc.titleEspaços de escrita na universidade: uma metodologia para produção criativapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA partir de uma perspectiva sociointeracionista da linguagem, este trabalho analisa a experiência de produção de textos narrativos em um minicurso ofertado a estudantes de graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. O aporte teórico que nos abalizou é o de Calkins (1989), para quem a produção textual deve ser uma atividade processual que permita a reflexão do escritor sobre o que produz. Além disso, acerca da narração de si, partimos das considerações de Maia-Vasconcelos (2016), que defende que a escrita (auto)biográfica tem o potencial de permitir que o sujeito reflita, através de uma seleção estratégica de fatos, acerca do que lhe aconteceu. Metodologicamente, utilizamos o viés da pesquisa-ação numa proposta qualitativa de análise dos dados. Com isso, a metodologia descrita e analisada permitiu um processo de produção que engaja o escritor em formação na vivência de etapas experienciadas por escritores profissionais, ao mesmo tempo que poderá refletir sobre sua própria aprendizagem de escrita, o que fornece a ele autoria e descoberta de sua singularidade como autor. Tal empreendimento, além de oportunizar um espaço de escrita literária para os alunos participantes, também fornece um mecanismo de formação inicial ao professor de Língua Portuguesa.pt_BR
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