Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/63053
Tipo: | Dissertação |
Título: | O florescer dos sentidos : práticas de produção poética na intervenção em psicologia educacional no contexto da pandemia de Covid-19 |
Autor(es): | Rodrigues, Benedito Gomes |
Orientador: | Rocha, Nara Maria Forte Diogo |
Palavras-chave: | Psicologia;Poesia;Políticas públicas;Educação |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | RODRIGUES, B. G. O florescer dos sentidos : práticas de produção poética na intervenção em psicologia educacional no contexto da pandemia de Covid-19. 2021. 166 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2021. |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios para a psicologia educacional. Foi preciso se adaptar à utilização de ferramentas eletrônicas para fins de intervenção psicológica, pois era o meio de interação possível durante o período de distanciamento imposto por motivos sanitários, não obstante o reconhecimento dos riscos associados ao uso excessivo das telas. Verificou-se, então, na produção de poesia potencial para favorecer a autoria de estudantes e professores neste momento ímpar de enfrentamento do inesperado. Objetivamos, portanto, discutir a atuação da psicologia a partir da poesia, no Instituto Federal do Ceará - IFCE, Campus Tianguá, especificamente atentando para a construção da metodologia utilizada, bem como para sua relação com o enfrentamento à pandemia. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, que tem como referencial o arcabouço teórico-metodológico da Psicologia Sócio-histórica. Discute-se o uso da arte em intervenções grupais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, os desafios impostos pela pandemia para a realização destas atividades, a construção da metodologia aqui apresentada, bem como são pontuadas reflexões sobre os aprendizados decorrentes da prática. Conclui-se por fim, que a arte, em especial a poesia, facilitou a expressão e (re)elaboração de sentidos sobre si e sobre o mundo, podendo, assim, servir de mediador para intervenção grupal em psicologia, sobretudo no contexto educacional. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/63053 |
Aparece nas coleções: | COVID-19 - Trabalhos relacionados MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_bgrodrigues.pdf | 1,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.