Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62968
Tipo: Dissertação
Título: Fatores de localização da indústria metal - mecânica gaúcha (1989-1994)
Autor(es): Zackseski, Nelson Fernando
Orientador: Rosa, Antônio Lisboa Teles da
Palavras-chave: Indústria metal mecânica
Data do documento: 1997
Citação: ZACKSESKI, Nelson Fernando. Fatores de localização da indústria metal - mecânica gaúcha (1989-1994). 1997. 137f. Dissertação (Mestrado) - FEAAC - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - CAEN - Programa de Pós Graduação em Economia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1997
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a determinação dos principais fatores locacionais da indústria metal-mecânica gaúcha em período recente. Concentrou-se, mais especificamente, nos seis últimos anos antes da realização do levantamento dos dados (1989 a 1994), e nos setores de metalurgia, mecânica e materiais de transportes, uma vez que o setor de material elétrico e comunicações não apresentou respostas aos questionários enviados. A escolha do momento, espaço (o estado do Rio Grande do Sul) e objeto de análise ( a indústria metal-mecânica) justifica-se pela tensão reestruturante do espaço econômico nacional, decorrente principalmente da criação do MERCOSUL, da posição de centralidade do estado em relação aos fenômenos decorrentes desta integração econômica, e da notória posição da indústria metal-mecânica dentro da estrutura industrial gaúcha. Embasado em aspectos micro e macrolocacionais, o estudo empírico utilizou-se de tecnicas de análise multivariada para transformar as variáveis originais apresentadas no questionário enviado às empresas em cinco variáveis resumo, hierarquizadas segundo sua importância relativa, e que seriam as determinantes das decisões locacionais para a indústria metal-mecânica: a) infra-estrutura e facilidades urbanas; b) qualificação da mão de obra; c) mercado; d) disponibilidade de mão de obra; e) facilidades acessórias. Analisados os fatores acima, concluiu-se adicionalmente pela inexpressividade do MERCOSUL, como fator locacional em visa da pouca aceitação de sua variável original.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62968
Aparece nas coleções:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1997_dis_nfzackseski.pdf45,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.