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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62937
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Maia, Matheus Tomaz | - |
dc.contributor.author | Souza, Francisco Elton Martins de | - |
dc.contributor.author | Serafim, Monica de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-13T13:39:07Z | - |
dc.date.available | 2021-12-13T13:39:07Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MAIA, Matheus Tomaz; SOUZA, Francisco Elton Martins de; SERAFIM, Monica de Souza. O discurso religioso como aprisionamento: uma análise do sermão vigésimo sétimo do rosário, de padre Antônio Vieira. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 6, n. 7, p. 4337, 2021. (Encontro de Experiências Estudantis, 14) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62937 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura colonial | pt_BR |
dc.subject | Quinhentismo no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Padre Antônio Vieira | pt_BR |
dc.title | O discurso religioso como aprisionamento: uma análise do sermão vigésimo sétimo do rosário, de padre Antônio Vieira | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste trabalho é tecer uma experiência de leitura do Sermão Vigésimo Sétimo do Rosário, de padre Antônio Vieira, estudado na disciplina Literatura Portuguesa I do Curso de Letras Diurno da Universidade Federal do Ceará. Nesse sermão, o padre procurou desenvolver uma justificativa à escravidão negra, pois, para ele, se toda obra de Deus é boa, Ele jamais permitiria que algo injusto acontecesse a seus filhos. O padre, inclusive, argumentava que diversos fatores poderiam ter corroborado para a não concretização da chegada desses povos africanos trazidos para o Brasil, como a direção dos ventos não ter favorecido a chegada do navio negreiro até as nossas terras – o que não aconteceu. Por isso, o religioso propaga a ideia de que não cabia a nós questionarmos os propósitos de Deus. Esse último raciocínio era considerado por padre Vieira como a resposta à aparente incongruência do princípio da universalidade cristã com a escravidão dos povos africanos: para ele, isso acontecia, na verdade, porque os escravizados faziam parte da providência divina – tudo era parte do plano perfeito de Deus e suas almas seriam recompensadas no céu por tudo o que tivessem sofrido na Terra. Também é do padre Antônio Vieira a ideia de que uma pessoa poderia ser escrava em sua dimensão corpórea, porém ela continuaria sempre sendo livre em sua alma, desde que não praticasse e alimentasse o pecado. Contudo, com o raciocínio dialético que Vieira nos apresentou, ele apenas desviou o foco do real problema, não conseguindo responder à pergunta que, de fato, ainda é inerente à solução encontrada por ele: se todos são iguais aos olhos de Deus (princípio da universalidade), por que o sofrimento, nesse caso a escravidão dos negros, não é aplicada igualmente a todos os outros seres humanos? Além disso, que direito esse homem branco europeu tem de escravizar os povos africanos? Essas e outras questões não foram respondidas pelo sacerdote. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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