Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62899
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Thaynara Venancio-
dc.contributor.authorSilva, Mikaelle Ysis da-
dc.contributor.authorMoreira, Maria Regilânia Lopes-
dc.contributor.authorMachado, Lucas Dias Soares-
dc.contributor.authorLopes, Maria do Socorro Vieira-
dc.contributor.authorMartins, Álissan Karine Lima-
dc.date.accessioned2021-12-10T11:19:33Z-
dc.date.available2021-12-10T11:19:33Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBEZERRA, Thaynara Venancio et al. XPERTS SUS: metodologia de construção de jogo educativo em apoio à formação de pessoal para o Sistema Único de Saúde. Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais, Fortaleza, v. 6, n. 1, p. 01-17, ago. 2021. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/61217/197561. Acesso em: 10/ 12/2021.pt_BR
dc.identifier.issn2525-9563-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62899-
dc.description.abstractObjective: Describe the construction of an educational game for the teaching of Collective Health, aimed at training health professionals Methods : Methodological study, developed in three stages: theoretical design, characterized by an integrative review and elaborat ion of the research project, with submission to the Research Ethics Committee; empirical design, creation of a focus group and appropriation of the theme to be addressed in the game; and game development, through Bloom ’s Taxonomy cognition levels: remember , understand, apply, analyze, synthesize and create. Results : The board game was chosen, considering it an attractive and dynamic resource, called XPERTS SUS. Contains 45 houses, divided into five sections with specific colors . The game cards have 100 ques tions about health historical milestones in Brazil, SUS legislation, management aspects, Basic Operational Norms, Operational Norms of Health Care and Pact for Health. Conclusion: The process of building the game is presented as enabling contributions to t eaching and learning, in the training of nurses and other professional categories active in the perspective of strengthening and consolidating SUS.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionaispt_BR
dc.subjectCapacitação Profissionalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPessoal de Saúdept_BR
dc.subjectSaúde Públicapt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.titleXPERTS SUS: metodologia de construção de jogo educativo em apoio à formação de pessoal para o Sistema Único de Saúdept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: Descrever a construção de um jogo educativo para o ensino de Saúde Coletiva, direcionada à formação de profissionais da saúde. Métodos: Estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: delineamento teórico, caracterizado pela realização de uma revisão integrativa e elaboração do projeto de pesquisa, com submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa; delineamento empírico, realização de um grupo focal e apropriação da temática a ser abordada no jogo; e desenvolvimento do jogo, mediante os níveis de cognição da Taxonomia de Bloom: lembrar, entender, aplicar, analisar, sintetizar e criar. Resultados: Optou-se pelo jogo de tabuleiro, por considerá-lo recurso atrativo e dinâmico, denominado XPERTS SUS. Contém 45 casas, divididas em cinco seções com cores específicas. As cartas do jogo têm 100 questões sobre marcos histórico da saúde no Brasil, legislação do SUS, aspectos sobre gestão, Normas Operacionais Básicas, Normas Operacionais da Assistência à Saúde e Pacto pela Saúde. Conclusão: O processo de construção do jogo se apresenta como viabilizador de contribuições para o ensino-aprendizagem, na formação de enfermeiros e outras categorias profissionais atuantes na perspectiva de fortalecer e consolidar o SUS.pt_BR
dc.title.enXPERTS SUS: educational game construction methodology in support of personnel training for the unified health systempt_BR
Aparece nas coleções:NUTEDS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_tvbezerra.pdf344,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.