Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62820
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise do perfil de liderança real e ideal na capoeira
Título em inglês: Analysis of the real and the ideal leadership profiles in capoeira
Autor(es): Simim, Mário Antônio de Moura
Noce, Franco
Palavras-chave: Mestre de capoeira;Estilos de liderança;Percepção;Preferência dos alunos;Capoeira master;Leadership style;Students perception;Preference
Data do documento: 2006
Instituição/Editor/Publicador: FIEP Bulletin
Citação: SIMIM, Mário Antônio de Moura; NOCE, Franco. Análise do perfil de liderança real e ideal na capoeira. FIEP Bulletin, Foz do Iguaçu, v. 76, p. 79-82, 2006
Resumo: A revisão acerca da literatura esportiva indica que os comportamentos da liderança de treinadores e professores têm sido freqüentemente compreendidos como aspectos importantes para a satisfação e performance. Portanto, o presente estudo teve como objetivo analisar o perfil de liderança do mestre de capoeira de acordo com sua própria percepção e de acordo com a percepção e preferência dos alunos. Participaram desse estudo 26 praticantes de capoeira com média de idade 28,15 (±8,11) anos e tempo de prática de 79 (±71,32) meses, de ambos os gêneros e graduações diferentes, de acordo com a proposta hierárquica do grupo avaliado. Foram utilizados como instrumentos um questionário de dados demográficos e a Escala de Liderança do Esporte ELD (versão percepção, preferência e auto-percepção). De uma forma geral, os estilos de liderança mais percebidos pelos alunos foram os de comportamento democrático e reforço. Os estilos mais preferidos pelos alunos foram os de comportamento democrático e de treino-instrução. O mestre se auto-percebeu com os comportamentos de treino-instrução e democrático. Ao se comparar as três versões da ELD, foram encontradas diferenças estatísticas somente entre as dimensões de reforço (p=0,03) e treino-instrução (p=0,02). Pode-se concluir que o mestre apresentou estilos de decisão e interação em consonância com a preferência e percepção dos seus alunos. O que nos leva à conclusão de que essa similaridade é preditora de eficácia e liderança efetiva.
Abstract: The revision of the literature on sports reveals that the coach's and teacher's leadership behaviors have been frequently studied and are seen as important aspects for performance and satisfaction. Thus, the present study had the objective of analyzing the leadership profile of the capoeira master in relation to the master's self-perception and also in relation to the students' perception and preference. A group of 26 male and female capoeira players aged 28.15 (±8.11) on average and with 79 (±71.32) months of capoeira practice time and different grades in accordance with the evaluated group's hierarchy. A demographic and a Leadership Scale for Sport LSS questionnaires (perception, preference, and self--perception) was used as a survey tool. In general, the leadership styles most perceived by the students were democratic behavior and positive feedback. The students preferred mostly the democratic behavior and Training-Instruction behavior styles. The master reported self-perceived democratic and Training-Instruction behaviors. The comparison of the three LSS versions showed statistical differences only for positive feedback (p=0.03) and Training-Instruction (p=0.02) dimensions. It can be concluded that the master presents decision making and interaction styles in agreement with the students' preference and perception. This leads us to conclude that this similarity is a predictor of efficacy and effective leadership.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62820
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_art_mamsimim.pdf7,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.