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Tipo: Dissertação
Título: Modelo para planejamento de sistemas integrados de transporte com corredores de alta capacidade
Autor(es): Guimarães, Manoel Francisco dos Santos
Orientador: Azevedo Filho, Mário Angelo Nunes de
Palavras-chave: Mobilidade urbana;Sistema integrado de transporte;Transportes - Planejamento;Sistemas inteligentes de transporte
Data do documento: 2019
Citação: GUIMARÃES, M. F. S. (2019)
Resumo: A escolha dos investimentos para projetos de transporte público urbano, conforme a lei que estabelece as diretrizes para a Política Nacional de Mobilidade Urbana, deve se concentrar na redução de impactos negativos gerados por anos de prioridade na construção de infraestrutura para carros. Assim, é essencial implementar a integração entre diferentes modos, conectando as linhas de menor capacidade aos corredores de alta capacidade, proporcionando um nível mais alto de serviço e confiabilidade nos sistemas de transporte público. Aumentar a confiabilidade do transporte público pode melhorar a atratividade do sistema, aumentando o uso dos recursos alocados, a substituição de viagens individuais de transporte motorizado e a atração de novos usuários. A presente pesquisa propõe uma metodologia focada no planejamento de sistemas de transporte integrados com corredores de alta capacidade. Esses procedimentos podem ser utilizados para a formulação e classificação de alternativas que contemplem metas de desempenho e objetivos estratégicos definidos nos planos de mobilidade urbana. O estudo foi baseado na revisão de modelos de planejamento que visam melhorar a acessibilidade e mobilidade e como eles definem indicadores de eficiência e eficácia das intervenções. Considerando a capacidade do corredor na definição do balanço de oferta e demanda do sistema integrado, foram estabelecidos critérios para a escolha de alternativas a serem implementadas, proporcionando uma boa tomada de decisão sobre o redesenho das linhas alimentadoras.
Abstract: The investments’ choice for urban public transport projects, as established by the Brazilian law that establishes the Guidelines for an Urban Mobility Policy, should focus on the reduction of negative impacts generated by years of priority for infrastructure building for cars. Thus, it is essential to implement the integration between different modes, connecting the lower capacity lines to high-capacity corridors, providing a higher level of service and reliability in public transport systems. Increasing the reliability of public transport can improve the system’s attractiveness, leading to better use of allocated resources, replacement of individual motorized transport trips and attraction of new users. The present research proposes a methodology focused on the planning of integrated transport systems with high-capacity corridors. These procedures can be used for the formulation and ranking of alternatives contemplating performance constraints and the strategic goals defined in urban mobility plans. The study was based on the review of planning models aimed at improving accessibility and mobility and how they define indicators of efficiency and effectiveness of interventions. Considering the capacity of the corridor in the definition of the supply-demand balance of the integrated system, criteria were established for the choice of alternatives to be implemented, providing a good decision making about the redesign of feeder lines.
Descrição: GUIMARÃES, M. F. S. Modelo para planejamento de sistemas integrados de transporte com corredores de alta capacidade. 2019. 90 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62793
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