Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62779
Tipo: TCC
Título : O direito à cidade sob a ótica das assimetrias na mobilidade urbana de Fortaleza: uma análise da disposição da infraestrutura cicloviária
Título en inglés: The right to the city from the perspective of asymmetries in urban mobility in Fortaleza: an analysis of the layout of cycling infrastructure
Autor : Guimarães, Marcus Vinicius Nunes
Tutor: Freire, Geovana Maria Cartaxo de Arruda
Palabras clave : Mobilidade urbana;Desigualdade;Bicicleta;Renda;Direito à cidade
Fecha de publicación : 2021
Citación : GUIMARÃES, Marcus Vinicius Nunes. O direito à cidade sob a ótica das assimetrias na mobilidade urbana de Fortaleza: uma análise da disposição da infraestrutura cicloviária. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumen en portugués brasileño: O mundo tem se urbanizado cada vez mais rápido e sem planejamento, resultando no agravamento das desigualdades socioespaciais nas cidades. Nesse contexto, surgiu o direito à cidade, que abarca diversos outros direitos coletivos fundamentais. A mobilidade urbana, ineficiente na maioria das cidades brasileiras, é um componente do direito à cidade. A bicicleta, por sua vez, representa a forma mais eficiente de transporte urbano. Assim, o objetivo do trabalho consistiu em analisar a efetividade do direito à cidade por meio da análise da mobilidade urbana, perquirindo a distribuição da rede cicloviária e das estações do Bicicletar, relacionando com a renda média dos bairros de Fortaleza. Pretendeu-se verificar se a renda e o padrão de vida influenciam na disponibilidade da infraestrutura cicloviária, e aferir se os bairros pobres e periféricos têm o mesmo tratamento que os bairros ricos e centrais em relação a efetividade do direito à cidade. Para isso, utilizando programas de geoprocessamento, calculou-se a disponibilidade de infraestrutura cicloviária de cada bairro por meio de um índice de rede cicloviária (IRC), criado para este trabalho. Revelou-se que há correlação entre a disposição da infraestrutura cicloviária e a renda dos bairros em Fortaleza e que os equipamentos se concentram nos bairros mais ricos. Concluiu-se que a desigualdade, em Fortaleza, é perpetuada pelo Estado por meio de políticas de mobilidade urbana que atuam na produção e valorização de determinados espaços de maior poder aquisitivo.
Abstract: The world has been urbanizing in an ever so fast and unplanned manner, worsening socio-spatial inequalities in cities. In this context, the right to the city emerged, which encompasses several other fundamental collective rights. Urban mobility, inefficient in most Brazilian cities, is a component of the right to the city. The bicycle, in turn, represents the most efficient form of urban transport. This work aims to analyze the effectiveness of the right to the city through the analysis of urban mobility, evaluating the distribution of the bike network and the Bicicletar stations, relating to the average income of the neighborhoods of Fortaleza. It intends to verify whether income and standard of living influence cycling infrastructure availability and assess whether poor and peripheral neighborhoods have the same treatment as wealthy and central neighborhoods concerning the effectiveness of the right to the city. This work creates the Cycling Network Index (CNI), which with the help of geoprocessing tools, helps to evaluate the availability of cycling infrastructure in each neighborhood. It reveals a correlation between the layout of the cycling infrastructure and the neighborhood's income in Fortaleza, showing the concentration of the equipment in the wealthiest neighborhoods. It concludes that the State perpetuates this pattern of inequality in Fortaleza through policies of urban mobility that act in the production and valorization of specific spaces of greater purchasing power.
Descripción : Membros da banca: Prof.ª Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire (Orientadora), Prof. Fábio de Oliveira Matos, Prof. Fernando José Araújo da Silva
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62779
Aparece en las colecciones: ENGENHARIA AMBIENTAL - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2021_tcc_mvnguimarães.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.