Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62779
Type: TCC
Title: O direito à cidade sob a ótica das assimetrias na mobilidade urbana de Fortaleza: uma análise da disposição da infraestrutura cicloviária
Title in English: The right to the city from the perspective of asymmetries in urban mobility in Fortaleza: an analysis of the layout of cycling infrastructure
Authors: Guimarães, Marcus Vinicius Nunes
Advisor: Freire, Geovana Maria Cartaxo de Arruda
Keywords: Mobilidade urbana;Desigualdade;Bicicleta;Renda;Direito à cidade
Issue Date: 2021
Citation: GUIMARÃES, Marcus Vinicius Nunes. O direito à cidade sob a ótica das assimetrias na mobilidade urbana de Fortaleza: uma análise da disposição da infraestrutura cicloviária. 2021. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Abstract in Brazilian Portuguese: O mundo tem se urbanizado cada vez mais rápido e sem planejamento, resultando no agravamento das desigualdades socioespaciais nas cidades. Nesse contexto, surgiu o direito à cidade, que abarca diversos outros direitos coletivos fundamentais. A mobilidade urbana, ineficiente na maioria das cidades brasileiras, é um componente do direito à cidade. A bicicleta, por sua vez, representa a forma mais eficiente de transporte urbano. Assim, o objetivo do trabalho consistiu em analisar a efetividade do direito à cidade por meio da análise da mobilidade urbana, perquirindo a distribuição da rede cicloviária e das estações do Bicicletar, relacionando com a renda média dos bairros de Fortaleza. Pretendeu-se verificar se a renda e o padrão de vida influenciam na disponibilidade da infraestrutura cicloviária, e aferir se os bairros pobres e periféricos têm o mesmo tratamento que os bairros ricos e centrais em relação a efetividade do direito à cidade. Para isso, utilizando programas de geoprocessamento, calculou-se a disponibilidade de infraestrutura cicloviária de cada bairro por meio de um índice de rede cicloviária (IRC), criado para este trabalho. Revelou-se que há correlação entre a disposição da infraestrutura cicloviária e a renda dos bairros em Fortaleza e que os equipamentos se concentram nos bairros mais ricos. Concluiu-se que a desigualdade, em Fortaleza, é perpetuada pelo Estado por meio de políticas de mobilidade urbana que atuam na produção e valorização de determinados espaços de maior poder aquisitivo.
Abstract: The world has been urbanizing in an ever so fast and unplanned manner, worsening socio-spatial inequalities in cities. In this context, the right to the city emerged, which encompasses several other fundamental collective rights. Urban mobility, inefficient in most Brazilian cities, is a component of the right to the city. The bicycle, in turn, represents the most efficient form of urban transport. This work aims to analyze the effectiveness of the right to the city through the analysis of urban mobility, evaluating the distribution of the bike network and the Bicicletar stations, relating to the average income of the neighborhoods of Fortaleza. It intends to verify whether income and standard of living influence cycling infrastructure availability and assess whether poor and peripheral neighborhoods have the same treatment as wealthy and central neighborhoods concerning the effectiveness of the right to the city. This work creates the Cycling Network Index (CNI), which with the help of geoprocessing tools, helps to evaluate the availability of cycling infrastructure in each neighborhood. It reveals a correlation between the layout of the cycling infrastructure and the neighborhood's income in Fortaleza, showing the concentration of the equipment in the wealthiest neighborhoods. It concludes that the State perpetuates this pattern of inequality in Fortaleza through policies of urban mobility that act in the production and valorization of specific spaces of greater purchasing power.
Description: Membros da banca: Prof.ª Geovana Maria Cartaxo de Arruda Freire (Orientadora), Prof. Fábio de Oliveira Matos, Prof. Fernando José Araújo da Silva
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62779
Appears in Collections:ENGENHARIA AMBIENTAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021_tcc_mvnguimarães.pdf2,94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.