Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62733
Tipo: | Resumo |
Título: | Diálogos escolares: mídia e cotidiano escolar: as implicações de um curso para professores da rede pública estadual de Fortaleza no fazer pedagógico dos docentes envolvidos (Programa: TVez: educação para o uso crítico da mídia) |
Autor(es): | Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de Miranda, Luciana Lobo |
Palavras-chave: | Tecnologia e educação;Professores - Educação (Educação permanente);Ensino |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de; MIRANDA, Luciana Lobo. Diálogos escolares: mídia e cotidiano escolar: as implicações de um curso para professores da rede pública estadual de Fortaleza no fazer pedagógico dos docentes envolvidos (Programa: TVez: educação para o uso crítico da mídia). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar as implicações do curso Diálogos Escolares: Mídia e Cotidiano Escolar no fazer pedagógico dos docentes de uma escola da rede pública de ensino em Fortaleza. O curso está vinculado ao Programa de Extensão TVez: Educação para o uso crítico da mídia, que produz conteúdo educativo e realiza ações de extensão em escolas públicas de Fortaleza e região metropolitana. O curso foi ministrado por integrantes do programa, dentre estudantes da graduação e da pós-graduação, dos cursos de comunicação, psicologia e cinema e audiovisual. Tal interdisciplinaridade permitiu problematizar os usos da mídia como vetor de subjetivação no cotidiano escolar, através de discussões qualificadas sobre seus usos dentro e fora de sala de aula. A atividade também nos permitiu analisar como esses meios de comunicação são utilizados: seja como recurso didático, objeto de análise e/ou forma de expressão. O curso foi criado como dispositivo da pesquisa “Pesquisando com Professores: a relação mídia e cotidiano escolar” e contou com a participação de 25 professores. Teve duração de 64h (40h teóricas e 24h práticas) que ocorreram aos sábados entre os meses de Setembro/2015 e Junho/2016. A participação dos docentes foi voluntária e não atrapalhou suas atividades escolares. O curso foi dividido em módulos e ministrado através de aulas expositivas, de grupos de discussão e oficinas de fanzine e de audiovisual. Dessa forma, discutiu-se a função social da escola na contemporaneidade, analisando o uso da internet e do celular na escola e propondo estratégias pedagógicas alternativas que envolvam a mídia no cotidiano de sala de aula. Por fim, conseguiu-se qualificar a ação docente na relação com a mídia, sob três aspectos: no planejamento e execução de aulas que utilizem recursos midiáticos; na apropriação de recursos comunicacionais e como expressão no cotidiano escolar, através da produção de dois vídeos pelos professores, envolvendo a relação escola-mídia. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62733 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_tcdoliveira.pdf | 46,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.