Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62730
Tipo: | Resumo |
Título : | Neurociência e biologia celular na escola |
Autor : | Pereira, Yuri Freitas e Silva Campos, Fernanda Maria Teófilo Rocha, Talita Magalhães Neves, Julliana Catharina de Sousa Vasconcelos, Silvânia Maria Mendes Leal, Luzia Kalyne Almeida Moreira |
Palabras clave : | Biologia celular - Estudo e ensino;Neurociências - Estudo e ensino;Disseminação de informação |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | PEREIRA, Yuri Freitas e Silva; CAMPOS, Fernanda Maria Teófilo; ROCHA, Talita Magalhães; NEVES, Juliana Catharina de Souza; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes; LEAL, Luzia Kalyne Almeida Moreira. Neurociência e biologia celular na escola. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumen en portugués brasileño: | INTRODUÇÃO. A Universidade é um espaço muito vislumbrado pelos jovens que concluem o ensino médio e que veem no ensino superior um horizonte a ser explorado com varias possibilidades. Para que eles conheçam suas opções e tenham uma familiaridade com a futura instituição, as ações de extensão são uma experiência concreta trazendo uma melhor percepção de quem e como se produz os conhecimentos. OBJETIVO. Com isso, o objetivo da ação foi realizar o curso de biologia celular e de neurociência para alunos do ensino médio público – Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves. METODOLOGIA. Os cursos (carga horaria 20h/curso) foram dados por professores, alunos de pós-graduação e de graduação dos Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos (CEFAC) e laboratório de Neuropsicofarmacologia. O curso de Biologia Celular abordou conceitos e aplicações dessas áreas de conhecimento desde o diagnóstico de doenças ao desenvolvimento de pesquisas seus tratamentos. O conteúdo foi abordado através de aulas teóricas e práticas, incluindo a apresentação de filmes, visita técnica, análises microscópicas e construções de modelos simulando os componentes celulares e fase da divisão celular com ajuda de objetos do dia-a-dia. O curso de neurociência foi realizado em duas epatas: A primeira aconteceu na UFC e a segunda na escola. O curso abordou conceitos básicos de neurociência (Neurônio; conversa química entre os neurônios; Memória; Como o cérebro percebe o mundo: Percepção; Emoções; Sono e sonhos). O conteúdo foi abordado com aulas teóricas, dinâmicas com os alunos e visita ao laboratório de Neuropsicofarmacologia da UFC, onde conheceram pesquisas feitas por graduandos e pós-graduando. Ao final foi avaliado o grau de assimilação dos conhecimentos apresentados nos cursos com discussões nas salas de aulas da Escola. CONCLUSÃO. As ações foram uma valiosa troca de conhecimento e valores entre os envolvidos no curso, aproximando os estudantes da rede pública de ensino à Universidade. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62730 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_yfspereira.pdf | 45,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.