Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62730
Tipo: Resumo
Título : Neurociência e biologia celular na escola
Autor : Pereira, Yuri Freitas e Silva
Campos, Fernanda Maria Teófilo
Rocha, Talita Magalhães
Neves, Julliana Catharina de Sousa
Vasconcelos, Silvânia Maria Mendes
Leal, Luzia Kalyne Almeida Moreira
Palabras clave : Biologia celular - Estudo e ensino;Neurociências - Estudo e ensino;Disseminação de informação
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Universidade Federal do Ceará
Citación : PEREIRA, Yuri Freitas e Silva; CAMPOS, Fernanda Maria Teófilo; ROCHA, Talita Magalhães; NEVES, Juliana Catharina de Souza; VASCONCELOS, Silvânia Maria Mendes; LEAL, Luzia Kalyne Almeida Moreira. Neurociência e biologia celular na escola. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumen en portugués brasileño: INTRODUÇÃO. A Universidade é um espaço muito vislumbrado pelos jovens que concluem o ensino médio e que veem no ensino superior um horizonte a ser explorado com varias possibilidades. Para que eles conheçam suas opções e tenham uma familiaridade com a futura instituição, as ações de extensão são uma experiência concreta trazendo uma melhor percepção de quem e como se produz os conhecimentos. OBJETIVO. Com isso, o objetivo da ação foi realizar o curso de biologia celular e de neurociência para alunos do ensino médio público – Escola de Ensino Fundamental e Médio Joaquim Alves. METODOLOGIA. Os cursos (carga horaria 20h/curso) foram dados por professores, alunos de pós-graduação e de graduação dos Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos (CEFAC) e laboratório de Neuropsicofarmacologia. O curso de Biologia Celular abordou conceitos e aplicações dessas áreas de conhecimento desde o diagnóstico de doenças ao desenvolvimento de pesquisas seus tratamentos. O conteúdo foi abordado através de aulas teóricas e práticas, incluindo a apresentação de filmes, visita técnica, análises microscópicas e construções de modelos simulando os componentes celulares e fase da divisão celular com ajuda de objetos do dia-a-dia. O curso de neurociência foi realizado em duas epatas: A primeira aconteceu na UFC e a segunda na escola. O curso abordou conceitos básicos de neurociência (Neurônio; conversa química entre os neurônios; Memória; Como o cérebro percebe o mundo: Percepção; Emoções; Sono e sonhos). O conteúdo foi abordado com aulas teóricas, dinâmicas com os alunos e visita ao laboratório de Neuropsicofarmacologia da UFC, onde conheceram pesquisas feitas por graduandos e pós-graduando. Ao final foi avaliado o grau de assimilação dos conhecimentos apresentados nos cursos com discussões nas salas de aulas da Escola. CONCLUSÃO. As ações foram uma valiosa troca de conhecimento e valores entre os envolvidos no curso, aproximando os estudantes da rede pública de ensino à Universidade.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62730
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_yfspereira.pdf45,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.