Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62725
Tipo: Resumo
Título: Oficina da Boa Viagem
Autor(es): Lima, Thamyllis dos Santos
Brito, Antonia Jessica Araújo
Mello, Ricardo Pimentel
Palavras-chave: AIDS (Doença) - Prevenção;Doenças sexualmente transmissíveis - Prevenção;Drogas - Abuso - Prevenção;Redução do dano
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LIMA, Thamyllis dos Santos; BRITO, Antonia Jessica Araújo; MELLO, Ricardo Pimentel. Oficina da Boa Viagem. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A oficina sobre cuidado em saúde é ministrada pelo Núcleo de Estudos sobre Drogas (NUCED-UFC) a calouros do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará e foi planejada para este público específico a partir de observação e conversa com os estudantes sobre seus hábitos. Tem como objetivo principal despertar os/as participantes para situações cotidianas de risco relacionadas à transmissão de doenças sexualmente transmissíveis/Aids, bem como alertar para certos prejuízos à saúde advindos do uso indevido de drogas (Redução de Danos no uso de drogas e Sexo Seguro). Temos como facilitadora principal uma Drag Queen, aliando a importante discussão sobre drogas e DSTs/Aids ao humor e ao combate a preconceitos, contando também com mais duas facilitadoras que coordenam a discussão. Primeiramente conversamos sobre tipos de riscos que podem advir de ações que envolvam drogas e sexo: “risco inocente”, “risco nem aí” e “risco calculado”. Desta maneira, ao se discutir prováveis riscos é possível, calculá-los e/ou evitá-los. Em um segundo momento abordamos técnicas, dicas e questionamentos no uso de preservativos, entrando na discussão sobre Redução de Danos no uso de drogas utilizando fanzine de bolso, produzido no Nuced. Pretendemos, nesse momento, alertar para riscos nas relações sexuais concomitantes com o uso de álcool e outras drogas. Na última etapa da oficina, pede-se a avaliação de todas e todos participantes, que, no geral, falam sobre o que aprenderam de novo, exaltam a abordagem não proibicionista e sugerem novos conteúdos para serem abordados. Temos concluído que essa ação de acolhimento é um mote para a produção de práticas de cuidado de si e cuidado com o outro, na medida em que são problematizadas situações de risco comuns as/os participantes e indicadas alternativas para que sejam minorados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62725
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tslima.pdf43,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.