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Tipo: Artigo de Periódico
Título: O currículo da educação física na rede municipal de Barueri: as percepções dos professores
Título em inglês: The physical education curriculum in Barueri’s municipal schools: teachers’ perceptions
Autor(es): Marani, Lidiane
Sanches Neto, Luiz
Freire, Elisabete dos Santos
Palavras-chave: Educação física e treinamento;Educação;Currículo;Docentes;Physical education and training;Education;Curriculum;Faculty
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Movimento: Revista da Escola de Educação Física da UFRGS
Citação: MARANI, Lidiane; SANCHES NETO, Luiz Sanches; FREIRE, Elisabete dos Santos. O currículo da educação física na rede municipal de Barueri: as percepções dos professores. Movimento: Revista da Escola de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 23, n. 1., p. 249-264, 2017.
Resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções dos professores de Educação Física do município de Barueri/SP sobre o plano de referência do componente curricular e sua implementação. Foi realizada uma pesquisa qualitativa e 14 professores foram entrevistados, sendo analisado o conteúdo dessas entrevistas. Foi possível compreender que os professores são favoráveis à existência do currículo comum que uniformiza a prática pedagógica, mas anseiam por alguma flexibilidade para adequá-lo às suas concepções e às características dos estudantes. Eles criticam a concepção, a organização dos conteúdos e, principalmente, a implementação do currículo. Tensões e conflitos na construção curricular foram identificados, assim como a interdependência entre as dimensões do currículo. Assim, transforma-se o professor pela interferência do currículo oficial e transforma-se o currículo pela ação do professor.
Abstract: This study aimed to know physical education teachers’ perceptions in the city of Barueri, São Paulo, about the reference plan for the PE curricular component and on its implementation process. Qualitative research was conducted including interviews with fourteen teachers, which were the focus of content analysis. It found that teachers favor a common curriculum that standardizes pedagogical practice, but they want some flexibility to adapt it to their views and to students’ characteristics. Teachers criticize the curriculum’s design, content organization and especially implementation. Tensions and conflicts were found in curriculum development as well as interdependence between curriculum dimensions. Thus, teachers are changed by interference of the official curriculum and the curriculum is changed by teachers’ action.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62701
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