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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Reis Filho, Osmar Gonçalves dos | - |
dc.contributor.author | Sousa, Maria Clara Holanda de | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-01T13:52:23Z | - |
dc.date.available | 2021-12-01T13:52:23Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Maria Clara Holanda de. Fotografias vencedoras do Pulitzer na categoria Breaking News: uma análise do fotojornalismo digital. Orientador: Osmar Gonçalves dos Reis Filho. 2021. 68 f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62612 | - |
dc.description.abstract | Understanding the theoretical crossings present in the dynamics of contemporary photojournalism images, in the ocean of images consumed in digital media, as well as analyzing the correlations between these and other images of the present and the past will be the initial provocations of this study, which seeks new ways of approach to the constant advancement of mediatization. In this context, the thought of the art historian, Aby Warburg, is shown in the works of important contemporary authors as an alternative to adequate archeology for new forms of social interaction, dealing with approximations between the fields of communication, art, and image technologies. This study defends the exploration of Warburg's connections as a method of reading images from photojournalism. Based on this assertion, the text explores the relationship between journalism and image, drawing a theoretical approach to investigate how photojournalism developed. The object of analysis is the unique and digital photographs that won the Pulitzer Prize, in the Breaking News category, based on three central questions: How does the press make use of the pain news? Can it be said that most of the awards would be given to photos that show pain and suffering? From a technical point of view, which options would be more common in plans, framing, colors, etc...? To elucidate such issues, the study is based on the thinking of image theorists, such as Walter Benjamin (1987), Roland Barthes (1984), Susan Sontag (2003; 2004), Didi-Huberman (2013), combined with studies on journalism, media, and ethics. To analyze the photographs, Aby Warburg's iconology is used and, together with it, the parameters pointed out by Vilches (1997a), adapted to this case study, intending to enable the completeness of the analysis of the photographs. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Fotojornalismo | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Dor | pt_BR |
dc.subject | Pathosformel | pt_BR |
dc.title | Fotografias vencedoras do Pulitzer na categoria Breaking News: uma análise do fotojornalismo digital | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Entender os atravessamentos teóricos presentes nas dinâmicas das imagens do fotojornalismo contemporâneo, no oceano de imagens consumidas em meio digital, bem como analisar as correlações entre essas e outras imagens do presente e do passado serão as provocações iniciais deste estudo, que busca por novas formas de abordagem frente o constante avanço da midiatização. Nesse contexto, o pensamento do historiador da arte, Aby Warburg, se mostra nas obras de importantes autores contemporâneos como alternativa para uma arqueologia adequada às novas formas de interações sociais, tratando de aproximações entre os campos da comunicação, da arte e das tecnologias da imagem. Defende-se nesse estudo, a exploração das conexões de Warburg como método de leitura de imagens do fotojornalismo. A partir dessa assertiva, o texto explora a relação do jornalismo com a imagem, traçando um aporte teórico para investigar como o fotojornalismo se desenvolveu. Toma-se como objeto de análise as fotografias únicas e digitais vencedoras do prêmio Pulitzer, na categoria Breaking News, partindo de três questões centrais: Como a imprensa faz uso da noticiabilidade da dor? Pode-se afirmar que a maior parte dos prêmios seria concedida a fotos que mostram dor e sofrimento? Do ponto de vista técnico, quais opções seriam mais comuns em planos, enquadramentos, cores, etc..? Para elucidar tais questões, o estudo tem por base o pensamento de teóricos da imagem, como: Walter Benjamin (1987), Roland Barthes (1984), Susan Sontag (2003; 2004), Didi-Huberman (2013), aliado ao estudos sobre jornalismo, mídia e ética. Para analisar as fotografias, usa-se a iconologia de Aby Warburg e, em conjunto com esta, os parâmetros apontados por Vilches (1997a), adaptados a este estudo de caso, com vistas a possibilitar a completude da análise das fotografias. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | JORNALISMO - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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