Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598
Tipo: | Resumo |
Título: | Atividades psicomotoras: relato de experiência |
Autor(es): | Feitosa, Giovanna Monique Pereira Cunha, Adrielle Albuquerque, Antônio Éder Enzo Gomes, Italo Martins de Mendonça Freitas, Rayane Nobre de Pinheiro, Fabiane Elpídio de Sá |
Palavras-chave: | Psicomotricidade;Cognição em crianças;Desenvolvimento infantil |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | FEITOSA, Giovanna Monique Pereira; CUNHA, Adrielle; ALBUQUERQUE, Antônio Éder Enzo; GOMES, Italo Martins de Mendonça; FREITAS, Rayane Nobre de; PINHEIRO, Fabiane Elpídio de Sá. Atividades psicomotoras: relato de experiência. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Ao trabalhar a psicomotricidade e cognição das crianças de forma precoce podemos prevenir futuros atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. OBJETIVO: Demostrar estratégias de intervenção para o treino psicomotor em crianças que apresentaram alteração no desenvolvimento segundo a escala de Avaliação Funcional Visual. METODOLOGIA: relato de experiência no desenvolvimento de estratégias de atenção ao desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial para crianças de 1 a 3 anos. RESULTADOS: Fases do circuito: Reconhecimento no espelho: Reconhecer a si mesmas e partes do seu corpo, sendo comprovado através da verbalização do próprio nome ou “eu” e apontar para o reflexo das estruturas corporais solicitadas. Reprodução de Linhas e Formas: Cobrir desenhos pontilhados, com traços visíveis e precisos. Imitação: Imitar gestos faciais e posturas. Encaixar argolas: Encaixar argolas em pinos, preferencialmente, em ordem de tamanho decrescente de forma ágil e precisa. Saltar sobre cordas: Saltar, com os pés juntos sobre cordas estendidas no solo. Discos proprioceptivos: Pisar em cada disco por vez, com alternância dos pés. Saltar sobre bastão: Um bastão era colocado a cerca de 10 cm do solo, sobre o qual a criança deveria saltar. Atravessar túnel em gatas: Passar por dentro de um túnel instável (“Minhocão”) que estava disposto sobre um tatame, de forma rápida e equilibrada. Desviar obstáculos: Obstáculos são dispostos alternadamente para que a criança passasse por eles mudando de direção. Jogar bola no cesto Ser capaz de acertar 3 bolinhas em um cesto a uma distância de 1metro. CONCLUSÃO: A experiência com o circuito psicomotor me fez perceber de forma prática a importância das atividades corporais, que desenvolvem nas crianças capacidades motoras e psicológicas através da familiarização com o brincar terapêutico. Atividades psicomotoras: Relato de experiência (Programa de Promoção e Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil) QC00.2000.PG.1404. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62598 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_gmpfeitosa.pdf | 45,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.