Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62579
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais |
Autor(es): | Darido, Suraya Cristina Betti, Irene Conceição Rangel Ramos, Glauco Nunes Souto Galvão, Zenaide Ferreira, Lilian Aparecida Silva, Eduardo Vinicius mota e Rodrigues, Luiz Henrique Sanches, Luiz Pontes, Gustavo Felipe, Cunha |
Palavras-chave: | Educação física escolar;Proposta pedagógica |
Data do documento: | 2001 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
Citação: | DARIDO, Suraya Cristina et al. A educação física, a formação do cidadão e os parâmetros curriculares nacionais, Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 17-32, 2001. |
Resumo: | O Ministério da Educação e do Desporto, através da Secretaria de Ensino Fundamental, inspirado no modelo educacional espanhol, mobilizou um grupo de pesquisadores e professores no sentido de elaborarem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Os PCNs têm como função primordial subsidiar a elaboração ou a versão curricular dos estados e municípios. Neste estudo procurou-se analisar a proposta de Educação Física para os 3o. e 4o. ciclos (5a. a 8a. séries do ensino fundamental) contida nos Parâmetros Curriculares, área Educação Física, procurando desvelar os seus aspectos inovadores, bem como apresentar e discutir as críticas formuladas aos documentos, desde os seus pressupostos teóricos, processo de elaboração e realização dos PCNs. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, através de análise bibliográfica. Os PCNs - área Educação Física para o 3o. e 4o. ciclos, apresentam alguns avanços e possibilidades importantes para o componente curricular, embora muitas destas idéias já estivessem presentes no trabalho de alguns pesquisadores. Contudo, o texto publicado pelos PCNs auxiliou na organização destes conhecimentos, articulando-os nas suas várias dimensões. Como principais contribuições podem ser considerados os seguintes aspectos: o princípio da inclusão, as dimensões dos conteúdos e os temas transversais. Consideramos que os PCNs constituem um avanço no sistema educacional brasileiro, ressaltando que uma proposta isolada não pode pretender dar conta de todos os problemas educacionais, dada a complexidade nacional. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62579 |
Aparece nas coleções: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2001_art_scdarido.pdf | 338,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.