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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62577| Tipo: | Artigo de Periódico |
| Título: | Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo |
| Autor(es): | Betti, Mauro Knijnik, Jorge Venâncio, Luciana Sanches Neto, Luiz Daolio, Jocimar |
| Palavras-chave: | Movimento Humano;Fenomenologia;Antropologia Social;Currículo |
| Data do documento: | 2014 |
| Instituição/Editor/Publicador: | Movimento (UFRGS. Impresso) |
| Citação: | BETTI, Mauro et al. Fundamentos filosóficos e antropológicos da Teoria do Se-movimentar e a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos: o exemplo do currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1631-1653, 2014 |
| Resumo: | Este artigo analisa os fundamentos filosóficos e antropológicos subjacentes à Teoria do Se-Movimentar com base na filosofia fenomenológica de Merleau-Ponty e na antropologia social de Mauss e Geertz. Considera também implicações para os currículos de Educação Física do ensino fundamental e médio que tenham por mote a formação de sujeitos emancipados, autônomos e críticos, tomando como exemplo o Currículo de Educação Física do Estado de São Paulo. Conclui que o currículo precisa imbricarse com a vida social dos alunos e levar em conta desafios e temas da sociedade contemporânea. |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62577 |
| Aparece nas coleções: | IEFES - Artigos publicados em revistas científicas |
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