Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62554
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Ivanildo J. | - |
dc.contributor.author | Beserra, Amanda Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-29T13:02:03Z | - |
dc.date.available | 2021-11-29T13:02:03Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | BESERRA, Amanda Ribeiro. Análise do ensino remoto no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará e perspectivas para o futuro do ensino. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62554 | - |
dc.description.abstract | In 2020, the Technology Center of the Federal University of Ceará was surprised by the need to adopt emergency remote education due to protection measures against the COVID-19 pandemic, requiring the use of Information and Communication Technologies (ICTs). ) to continue activities. Given this scenario, there is a need to analyze remote learning and assess the prospects for the future of education, with a view to an education that is increasingly immersed in the digital environment. For that, a survey was carried out, through an online questionnaire, with the population of 4119 students and 237 professors of CT UFC, in which 395 responses were obtained from students and 72 from professors. Methodologically, quantitative and qualitative data were analyzed. Based on the results obtained, it was concluded that the main advantages of remote learning are: flexibility of location and timetables, time savings with displacement, recorded classes, or only technology and health security. The main disadvantages are: problems with internet connection, lack of motivation for students and teachers, low engagement in classes, social distance and lack of good structure at home. In addition, the lack of standardization in the way of conducting subjects in remote education generated unequal experiences between classes and made it difficult for students to organize. Another important point was the fact that the use of ICTs and hybrid methodologies are more accepted by students and teachers after the remote experience, which can help in the modernization of teaching at CT UFC even after the return of face-to-face activities. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Híbridas | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Videoaula | pt_BR |
dc.subject | TICs | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technologies | pt_BR |
dc.subject | Video Lessons | pt_BR |
dc.subject | ICTs | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Análise do ensino remoto no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará e perspectivas para o futuro do ensino | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O Centro deTecnologia da Universidade Federal do Ceará (CT UFC), em 2020, foi surpreendido pela necessidade da adoção do ensino remoto emergencial devido às medidas de proteção contra a pandemia de COVID-19, sendo necessário uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para dar continuidade às atividades. Diante desse cenário, surge a necessidade de analisar o ensino remoto e avaliar as perspectivas no futuro do ensino tendo em vista uma educação cada vez mais imersa no ambiente digital. Para isso, foi feita uma pesquisa, por meio de um questionário online, com a população de 4119 discentes e 237 docentes do CT UFC, na qual foram obtidas 395 respostas de alunos e 72 de professores. Metodologicamente, foram analisados dados quantitativos e qualitativos. Diante dos resultados obtidos, concluiu-se que as principais vantagens do ensino remoto são: a flexibilidade de localização e de horários, a economia de tempo com deslocamento, as aulas gravadas, ou so de tecnologias e a segurança sanitária. Já as principais desvantagens são: os problemas com conexão à internet, a desmotivação de alunos e professores, o baixo engajamento nas aulas, o distanciamento social e a falta de uma boa estrutura em casa. Além disso, a falta de padronização na forma de conduzir as cadeiras no ensino remoto gerou experiências desiguais entre turmas e dificultou a organização dos discentes. Outro ponto importante foi o fato do uso das TIC se de metodologias híbridas serem mais aceitas por alunos e docentes depois da experiência remota, o que pode ajudar na modernização do ensino no CT UFC mesmo após a volta das atividades presenciais. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | COVID-19 - Trabalhos relacionados ENGENHARIA QUÍMICA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_tcc_rabeserra | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.