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Tipo: TCC
Título: Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição?
Autor(es): Pereira, Olga Nobre Lisboa
Orientador: Silva, José Roberto Feitosa.
Palavras-chave: Educação crítica;Educação não-formal;Educação ambiental;Experiência do vivido;Prática docente
Data do documento: 2018
Citação: PEREIRA, Olga Nobre Lisboa. Narrativas de uma formação docente no espaço não-formal: libertação ou repetição? 2018. 60 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como foco identificar elementos de criticidade no discurso dos membros de um projeto a partir da análise de suas trajetórias, visões e ações no grupo, em especial nas atividades relativas à educação ambiental. O Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (GTAR-Verdeluz) caracteriza-se como educação não-formal por seu projeto “GTAR Itinerante”, que convida a população de Fortaleza a contribuir com a conservação das tartarugas marinhas presentes na costa. Assim, reflito se minha prática docente juntamente com as dos demais participantes do GTAR estão em consonância com a educação crítica proposta por Paulo Freire. Baseando-me nas metodologias qualitativas, narro minha trajetória como estudante licencianda e integrante da equipe a partir da experiência do vivido. A coleta de informações dos demais colaboradores foi feita através de entrevistas individuais semiestruturadas. As análises sugerem que os membros estão ainda em processo de formação crítica. Considerações e sugestões foram feitas no sentido de investir no desenvolvimento da criticidade dos membros.
Abstract: This research aims to identify elements of critical thinking in members of a Project through the analysis of the path, vision and action of these in the group, especially in activities focused on environmental education. The Grupo de Estudos e Articulações sobre Tartarugas Marinhas (GTAR-Verdeluz) is characterized as Non-formal Education for its project “GTAR Itinerante”, which invites the community of Fortaleza to act in the conservation of sea turtles present on the coast. Thus, I reflect if my teaching practice along with the other participants are in line with the critical education proposed by Paulo Freire. Based on the qualitative methodologies, I describe my path as a teaching student and member of the team from the narrative of experiences lived. The information from the other members was collected through individual semi-structured interviews. The analysis suggest that members are still in a development process of critical thinking. Considerations and suggestions were made in order to invest in the criticality of members.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62522
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