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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desafios da educação física escolar em tempos de pandemia: notas sobre estratégias e dilemas de professores(as) no combate à covid-19 (SARS-COV-2)
Título em inglês: Challenges of school physical education in pandemic times: notes on teachers' strategies and dilemmas to com bat covid-19 (sars-cov-2)
Autor(es): Silva, Antonio Jansen Fernandes da
Silva, Cybele Câmara da
Tinôco, Rafael de Gois
Venâncio, Luciana
Sanches Neto, Luiz
Araújo, Allyson Carvalho de
Palavras-chave: Narrativas;Relação com o saber;Formação de professores;Colaboração;Tecnologia Educacional;Narratives;Relationship with knowledge;Teacher education;Collaboration;Educational technology
Data do documento: 2021
Instituição/Editor/Publicador: Cenas Educacionais
Citação: SILVA, Antonio Jansen Fernandes da et al. Desafios da educação física escolar em tempos de pandemia: notas sobre estratégias e dilemas de professores(as) no combate à covid-19 (SARS-COV-2). Cenas Educacionais, Caetité, v. 4, n. 10618, p.1-27, 2021
Resumo: A pandemia da covid-19 acarretou abrupta paralisação das atividades na educação básica brasileira pela necessidade do distanciamento social. As medidas de precauçãotêm demandado uma reestruturação dos sistemas de ensino, das estruturas pedagógicas e das estratégias de interação, quase todas implicadas em um processo mediado pelas tecnologias digitais. Oobjetivo deste artigo é analisar as experiências pedagógicas de três professores(as) das redes públicas de ensino do Rio Grande do Norte e do Ceará com fins de problematizar as implicações para a educação física escolar frente ao combate da pandemia via isolamento social. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, que faz uso de narrativas. O desenho de análise é inspirado na estrutura metodológica de casos pedagógicos, que compreende a elaboração de narrativas, a análise compartilhada das narrativas por diferentes sujeitos e a síntese das análises na forma de um balanço das experiências. Há três dimensões integradas na relação com o saber –dimensão identitária, social e epistêmica –que são fundamentais para os(as) professores(as) de educação física que narraram as situações vividas. Consideramos que o processo educativo não pode ser reduzido à transmissão de informações por meio de recursos tecnológicos e plataformas digitais.
Abstract: The covid-19 pandemic had abrupt halt in Brazilian basic education activities due to the need for social distancing. Precautionary measures have required a restructuring of teaching systems, pedagogical structures and interaction strategies, almost all of which are involved in a process mediated by digital technologies. The objective of this article isto analyze the pedagogical experiences of three teachers from public schools in Rio Grande do Norte and Ceará states, in order to discuss the implications for school physical education as combating the pandemic via social isolation. It is an exploratory and descriptive study, which uses narratives. The analysis design is inspired by the methodological structure of pedagogical cases, which comprises the elaboration of narratives, the shared analysis of narratives by different individuals and the synthesis of analyzes in the form of a balance of experiences. There are three dimensions integrated in the relationship to knowledge –identity, social and epistemic dimension –which are fundamental for physical education teachers who narrated the situations experienced. We consider that the educational process cannot be reduced to the transmission of information through technological resources and digital platforms
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62502
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