Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62488
Type: Resumo
Title: Qualidade de vida de indivíduos praticantes de Qigong na comunidade (Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa – COD.FM 00.2015.PJ0113)
Authors: Tavares, Yãnsley André Sena
Figueiredo, Igor Gomes
Martins, Ítalo
Santiago, Dayane
Freitas, Luisa Carla Silva de
Coutinho, Bernardo Diniz
Keywords: Qualidade de vida;Chi-Kun;Medicina tradicional chinesa;Medicina preventiva
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: TAVARES, Yansley Andre Sena; FIGUEIREDO, Igor Gomes; MARTINS, Ítalo; SANTIAGO, Dayane; FREITAS, Luisa Carla Silva de; COUTINHO, Bernardo Diniz. Qualidade de vida de indivíduos praticantes de Qigong na comunidade (Grupo de Atenção Integral e Pesquisa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa – COD.FM 00.2015.PJ0113). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Abstract in Brazilian Portuguese: INTRODUÇÃO: A qualidade de vida (QV) reflete a percepção dos indivíduos quanto à satisfação de suas necessidades (saúde, sociais, econômicas e de auto-realização), e sua avaliação precisa ser levada em conta para o estabelecimento e gerenciamento de atividades especiais a saúde da população, como, por exemplo, os exercícios de Qigong, uma Prática Integrativa e Complementar da Medicina Tradicional Chinesa que visa a promoção da saúde física e mental. OBJETIVOS: Conhecer a qualidade de vida e as queixas mais comuns de participantes de um grupo de exercícios de Qigong atendidos pelo projeto GAIPA na atenção básica de Fortaleza. METODOLOGIA: Estudo descritivo transversal, realizado com 10 indivíduos participantes do grupo de Qigong no período de setembro a dezembro de 2015. Os dados foram coletados nos prontuários e através do instrumento WHOQOL-abreviado, um questionário auto-aplicado que avalia 4 domínios da QV (físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente). Quanto maior a pontuação melhor a QV. RESULTADOS: A maioria dos indivíduos eram do sexo feminino (80%), com idade média 59,1 anos (±10,9), e apresentavam maior prevalência de queixas como dor lombar (20%), ansiedade (20%), insônia (13,3%), HAS (13,3%)dentre outras (33,3%). Metade dos indivíduos apresentaram mais de 1 queixa e apenas 1 indivíduo negou qualquer tipo de queixa. Quanto a qualidade de vida, apresentaram em média um escore de 73,5 (±5,5) em uma escala de 0-100 pts, sendo o domínio físico (média 14,3 pts, ±2,4) o pior avaliado dentre o psicológico(média 14,9 pts, ±1,2), relações pessoais (média 15,3 pts, ±3,1), meio ambiente (média 14,4 pts, ±1,8). CONCLUSÃO: Dentre os indivíduos estudados, a qualidade de vida foi avaliada como regular a boa, sendo o domínio físico o de pior pontuação, possivelmente devido a alta prevalência de queixas como dor lombar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62488
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_yastavares.pdf48,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.