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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Competição esportiva na infância: análise dos regulamentos de ginástica rítmica
Autor(es): Furtado, Lorena Nabanete dos Reis
Carbinatto, Michele Viviene
Palavras-chave: Ginástica;Atletas;Educação física e treinamento;Gymnastics;Athletes;Physical education and training
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Motrivivência
Citação: FURTADO, Lorena Nabanete dos Reis; CARBINATTO, Michele Viviene. Competição esportiva na infância: análise dos regulamentos de ginástica rítmica. Revista Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 63, p. 01-22, 2020.
Resumo: Pautando-se nos princípios do Modelo de Participação Competitiva e Engenharia Competitiva, que consideram as competições como parte do processo da aprendizagem esportiva que visa o desenvolvimento positivo de jovens, analisamos o cenário competitivo para os primeiros anos da ginástica rítmica. Para tanto, realizou-se uma análise documental dos regulamentos de competições brasileiras de ginástica rítmica da categoria mirim. Por meio da Análise de Conteúdo, identificou-se, essencialmente: a. rotina de apresentação sem o uso de equipamento de pequeno porte; b. permissão para uso de uniforme de equipe e/ou fantasia na performance; c. diminuição do espaço a ser explorado pela ginasta; c. consideráveis ajustes nos quesitos dificuldade e execução de elementos; d. varáveis modelos de premiação; e. ampliação no número de eventos e, consequentemente, na experiência competitiva das atletas mirins. Os resultados indicam coerência entre os eventos e teóricos da área e fomentam a modalidade por meio do incentivo à participação.
Abstract: Considering the principles of the Competitive Sport Participation and Competitive Engineering, which recognize competition as part of the process of learning in sports, that aims the positive development of youth athlete, we analyze the competition scenario for the formative Rhythmic Gymnastics years. A documentary analysis of the rules of Brazilian competition in RG for child under eight years old was carried out. Through Content Analysis, it was identified a. routine performance without hand apparatus; b. permission to be dressed with team uniform and/or costume; c. considerable adjustments in difficulty and execution of elements; d. variable award models; and e. increased number of events, consequently, in the competitive experience for the novice athletes. The results indicate coherence between the events and theory and encourage RG novice athlete participation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62448
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