Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorReis-Furtado, Lorena Nabanete dos-
dc.contributor.authorPatrício, Tamiris Lima-
dc.contributor.authorBatista, Mellina Souza-
dc.contributor.authorCarbinatto, Michele Viviene-
dc.date.accessioned2021-11-24T20:25:58Z-
dc.date.available2021-11-24T20:25:58Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationREIS-FURTADO, Lorena Nabanete dos et al. Esporte e mídia social: análise do Instagram da Confederação Brasileira de Ginástica. Journal of Physical Education, Maringá, v. 32, n. 1, p. 1-11, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62445-
dc.description.abstractAmong the possible languages of contemporary social media, the ubiquity of images has heightened the sense of on-line communication, and has been used to shape both personal identitiesand institutions’recognition. Such visual content is not only an artefact of social media isolated and individual,but surrounds itself with debates and discussions that involve political, legal, economic, technological and sociocultural ideologies. Based on Instagram Image and use of Cohen’s kappa for reliability and validity of data, this study analyzed 2679 photos that were posted on Instagram of the Brazilian Gymnastics Federation (CBG). As a result, we noticed the prevalence of artistic gymnastics (54,1%), followed by rhythmic gymnastics (31%),both within elite level focus (97%) specially on international events (59,6%) with greater appearance of athletes (66%). These findings reflect the need to review the use of social media in order to contemplate the broad actions of CBG, such as the diffusion of all gymnastics disciplines, as well as their different events at various levels of practice, giving visibility to all sports personspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherJournal of physical educationpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectGinásticapt_BR
dc.subjectServiços de informaçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectSocial mediapt_BR
dc.subjectGymnasticspt_BR
dc.subjectInformation servicespt_BR
dc.titleEsporte e mídia social: análise do Instagram da Confederação Brasileira de Ginásticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDentre as possíveis linguagens das mídias sociais contemporânea, a onipresença das imagens elevou o sentido da comunicação on-line, e tem sido utilizada para moldar tanto identidades pessoais como de diversas instituições. Tais conteúdos visuais não são apenas artefatos de mídias sociais isolados e individuais, mas se cercam de debates e discussões que envolvem ideologias políticas, legais, dimensões econômicas, tecnológicas e socioculturais. Baseados na Análise de Imagem do Instagram e utilização doCohen’s kappapara confiabilidade e validade dos dados, esta pesquisa analisou 2679 fotos postadas no Instagram da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Como resultados, notamos a prevalência de postagens sobre ginástica artística (54,1%), seguida pela ginástica rítmica (31%), com foco na prática do alto rendimento (97%), divulgação de campeonatos internacionais (59,6%) e, cujo atleta (66%) foi protagonista. Esses achados apontam a necessidade de revisar o uso das mídias sociais no intuito de contemplar as amplas ações da instituição, como a difusão de todas as modalidades ginásticas e seus diferentes eventos; nos diversos níveis de prática, sejam de alto rendimento ou de formação, assim como dando visibilidade a todos os atores do esportept_BR
dc.title.enSport and social media: analysis of the Brazilian Gymnastics Confederation's Instagrampt_BR
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_lnreis-furtado.pdf3,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.