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dc.contributor.authorSantana, Wigna Farias-
dc.contributor.authorLopes, Robéria Rodrigues-
dc.date.accessioned2021-11-24T19:41:33Z-
dc.date.available2021-11-24T19:41:33Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTANA, Wigna Farias; LOPES, Robéria Rodrigues. Reflexões acerca das práticas de revisão textual na Revista Extensão em Ação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62441-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPeriódicos - Editoraçãopt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectArtigo científico - Editoraçãopt_BR
dc.titleReflexões acerca das práticas de revisão textual na Revista Extensão em Açãopt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho visa condensar algumas das reflexões mais relevantes acerca da teoria da textualidade e da produção textual na universidade a partir da análise do gênero acadêmico artigo científico, tendo como objeto de pesquisa os manuscritos redigidos por estudantes universitários participantes de ações extensionistas e submetidos aos processos editoriais da Revista Extensão em Ação, periódico semestral elaborado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), que adota o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), com base no uso do software livre Open Journal Systems (OJS), para gerenciamento e composição de suas edições, bem como relacionar os resultados obtidos mediante exame de oito artigos publicados na décima edição da Revista, por meio da observação e de ponderações a respeito da prática de revisão de textos acadêmicos designados. Com o intuito de identificar as ideias descritas nos artigos, além de verificar as habilidades comunicativas de alunos/escritores, propôs-se uma breve discussão sobre aspectos e fases da revisão conforme as atribuições delimitadas, considerando a necessária interlocução entre os múltiplos saberes adquiridos por intermédio da interação com profissionais e estudantes de outras áreas que compõem o corpo editorial. O estudo caracteriza-se como sendo de natureza descritiva, pois visa analisar as normas, metas, padronização e métodos utilizados no exercício das atividades desempenhadas durante a participação como bolsista na ação extensionista, assim como também se caracteriza como estudo de caso, uma vez que focaliza a produção científica avaliada e publicada no periódico eletrônico, cujo título dá nome ao projeto. Constatou-se a necessidade de realizar correções e alterações quanto ao conteúdo e não só à forma, ou seja, uma revisão mais pontual, que efetue transformações como, por exemplo, simplificar períodos extensos, suprimir palavras, eliminar elementos que prejudiquem a legibilidade do manuscrito.pt_BR
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