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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Arliene Stephanie Menezes-
dc.contributor.authorGomes, Daniel Pinto-
dc.contributor.authorCarmo, Klertianny Teixeira do-
dc.contributor.authorMota e Silva, Eduardo Vinicius-
dc.date.accessioned2021-11-23T14:26:42Z-
dc.date.available2021-11-23T14:26:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPEREIRA, Arliene Stephanie Menezes et al. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, DF, v. 41, n. 4, p. 412-418, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62372-
dc.description.abstractThe work developed a research through online questionnaires with 55 Physical Education teachers of the municipal network of Fortaleza/CE, acting in the grades 6 to 9. The objective was to analyze the knowledge and application of laws 10.639/03 and 11.645/08. It has been identified that most teachers do not know what the laws are about. Even teachers who are not aware of it, work on ethnic racial issues at school, and claim that content is part of the discipline. Itis concluded thatitis necessary to reshape the pedagogical practices, regarding the subject matter, giving greater attention to the training of teachers for this subject, facing the challenge of constructing new avenues for teaching. © 2018 Colegio ´ Brasileiro de Ciencias ˆ do Esporte. Published by Elsevier Editora Ltda. This is an open access article under the CC BY-NC-ND license (http://creativecommons.org/licenses/bync-nd/4.0/).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Ciências do Esportept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectRelacões étnicaspt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectLei 11.645/08pt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectEthnical relationspt_BR
dc.subjectLaw 10.639/03pt_BR
dc.subjectLaw 11.645/08pt_BR
dc.titleAplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CEpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO trabalho desenvolveu uma pesquisa por meio de questionários online com 55 professores de eduçação física da rede municipal de Fortaleza/CE, atuantes nas séries de 6◦ a 9◦ ano. Objetivou analisar o conhecimento e a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Identificou-se que a maioria dos professores não sabe do que tratam as leis. Mesmo que os docentes não tenham conhecimento, trabalham a temática étnica na escola e afirmam que o conteúdo faz parte da disciplina. Conclui-se que é preciso remodelar as práticas pedagógicas, no que tange a temática, dar uma maior atenção à formação de professores para tal assunto, diante do desafio de construírem-se caminhos para o ensino. © 2018 Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Publicado por Elsevier Editora Ltda. Este e´ um artigo Open Access sob uma licença CC BY-NC-ND (http://creativecommons.org/licenses/ by-nc-nd/4.0/).pt_BR
dc.title.enApplication of laws 10.639/03 and 11.645/08 in the lessons of physical education: diagnosis of the municipal network of Fortaleza/CEpt_BR
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