Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAssumpção, Claudio de Oliveira-
dc.contributor.authorArruda, Débora Paes de-
dc.contributor.authorSouza, Thiago Mattos Frota de-
dc.date.accessioned2021-11-22T20:23:57Z-
dc.date.available2021-11-22T20:23:57Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Cláudio de Oliveira; ARRUDA, Débora Paes de; SOUZA, Thiago Mattos Frota de. Utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividade. Anuário da Produção Acadêmica Docente, Valinhos, v. 3, n. 4, p. 271-279, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62346-
dc.description.abstractPhysical education has the body and the movement as study object, being responsibility of the physical education classes in schools to embrace all the forms of the so called corporal culture, including in its contents the games, sports, dances, gymnastics and martial arts. The teacher is responsible for the mediator role in the knowledge construction, creating the spaces, providing materials and participating of the activities. Children develop themselves through recreation, and the bigger the opportunities to manipulate different objects and to develop different activities are the greater will be the motor repertoire of the child. In this sense, our objective was to elucidate the important role of the inclusion of recreational activities and toys as tools for children’s learning process. We conclude that the games and toys are important tools in children's learning and the use of alternative materials in physical education classes can be an interesting strategy to work the ludic, creativity and self-esteem of students.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAnuário da Produção Acadêmica Docente-
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectMateriais alternativospt_BR
dc.subjectPhysical education in schoolpt_BR
dc.subjectCreativitypt_BR
dc.subjectAlternative materialspt_BR
dc.titleUtilização de materiais alternativos nas aulas de educação física: exercitando a criatividadept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA educação física tem como objeto de estudo o corpo e o movimento, sendo responsabilidade da educação física escolar abranger todas as formas da chamada cultura corporal, incluindo nos seus conteúdos os jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas. O professor é o responsável pela mediação da construção do conhecimento, criando os espaços, disponibilizando materiais e participando das brincadeiras. A criança se desenvolve através do brincar, sendo que quanto maior são as oportunidades de manipular diferentes objetos e desenvolver diferentes atividades, maior será o repertório motor da criança. Neste sentido, nosso objetivo foi elucidar o importante papel da inclusão das brincadeiras e dos brinquedos como instrumentos para o aprendizado das crianças. Conclui-se que brincadeiras, bem como, brinquedos são importantes instrumentos no aprendizado das crianças e a utilização de materiais alternativos nas aulas de educação física pode ser uma estratégia interessante para trabalhar o lúdico, a criatividade e a auto-estima dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:IEFES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_coassumpção.pdf99,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.