Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62262
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desenvolvimento de um pré-processador para análise isogeométrica
Autor(es): Rocha, Pedro Luiz Ribeiro
Parente Junior, Evandro
Palavras-chave: Análise isogeométrica;NURBS;Interface gráfica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia (RIPE) - https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/index
Citação: ROCHA, Pedro Luiz; PARENTE JUNIOR, Evandro. Desenvolvimento de um pré-processador para análise isogeométrica. Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia, v. 2, n. 26, p. 83–87, 2016. Publicado: 02-10-2017. Trabalho apresentado no XXXVII Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering - CILAMCE, 6 to 9 nov. 2016, Brasília, Brazil.
Resumo: A Análise Isogeométrica (AIG) é uma alternativa recente para a solução de problemas de engenharia, incluindo a análise de tensões em sólidos e estruturas. Esta abordagem tem muitas características em comum com o Método dos Elementos Finitos (MEF), mas tem como vantagem sobre este a capacidade de representar de forma exata geometrias complexas. Isso se deve à AIG utilizar na solução numérica das equações governantes do problema as mesmas funções utilizadas pelos sistemas CAD para a modelagem geométrica, como as B-Splines e NURBS (Non-Uniform Rational B-Splines). Os modelos gerados pelas NURBS são definidos em função de um conjunto de pontos de controle, pesos e de intervalos paramétricos (knot vector), representando exatamente tanto formas livres quanto círculos, cilindros e quádricas. O refinamento das NURBS utilizadas na AIG é realizado utilizando os algoritmos de inserção de knot e elevação de grau, bastante utilizados na modelagem geométrica. Considerando estes aspectos, neste trabalho foi desenvolvida uma interface que realiza o pré-processamento para AIG baseado no refinamento de NURBS. A partir de uma geometria inicial, o programa permite a geração de um modelo para a AIG com o grau de refinamento escolhido pelo usuário. Os atributos do modelo, como material, carregamento e condições de contorno, são aplicados na geometria e depois associados à malha. Desta forma, o programa desenvolvido é capaz de gerar modelos completos para a AIG, possibilitando a visualização destes, e escrevê-los no formato requerido pelo programa de análise numérica. Este programa foi utilizado na análise de várias estruturas de forma complexa obtendo-se excelentes resultados.
URI: https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/20784
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62262
ISSN: 2447-6102 online
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DECC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016-art_plrocha.pdf341,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.