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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A criança e suas narrativas: a (auto)biografia no espelho
Título(s) alternativo(s): El niño y sus narrativas: la (auto)biografía en el espejo
Título em inglês: Child and narrative: a (auto)biography in the mirror
Autor(es): Vasconcelos, Sandra Maia Farias
Palavras-chave: Narrativas infantis;História de vida;Autorreflexividade;Children’s narratives;History of life;Self-reflexivity;Narrativas de niños;Historia de vida;La auto-reflexividad
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica
Citação: VASCONCELOS, Sandra Maia Farias. A criança e suas narrativas: a (auto)biografia no espelho. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 1, n. 3, p. 584-602, set./dez. 2016.
Resumo: Os estudos sobre narrativas produzidas por crianças ainda são incipientes, no campo da Linguística, embora já encontrem uma efetiva difusão nas áreas da Sociologia, da Psicologia e da Pedagogia. Nossa pesquisa pretendeu contribuir com a ciência, trazendo para o campo da Linguística essa abordagem que pode apoiar a formação docente, nas áreas de línguas, em particular no ensino da língua materna, quando busca, pela valorização da criação verbal, entreter uma relação entre o universo lexical da criança e sua disposição à descoberta da narrativa, como gênero de intuito criador É importante que ressaltemos o que vêm a ser narrativas infantis: ora, nós precisaremos narrativas infantis como sendo narrativas contadas por crianças, histórias narradas por crianças; ora, histórias contadas para crianças por algum adulto presente; ora, histórias universais criadas para o público infantil em geral. Deste modo, diferenciaremos narrativas infantis como histórias universais contadas para crianças, e as histórias narradas pelas crianças, como sendo suas histórias, serão as narrativas das crianças, suas próprias vidas ou adaptações que elas fazem de suas próprias vidas, a partir de histórias populares, ficcionais ou não. Para esse intuito, traremos à tona os detalhes que as crianças elaboram em seus discursos narrados, incluindo o imperfeito lúdico, nas narrativas tradicionais, e retomadas intuitivamente.pelas crianças.
Abstract: Studies of narratives produced by children are still incipient in the field of Linguistics, although already on effective dissemination in the areas of Sociology, Psychology and Pedagogy. Our research sought to contribute to science by bringing to the field of Linguistics this approach that can support teacher formation in the areas of languages, particularly in the teaching of native languages, when it seeks, for the valorization of the verbal creation, entertain a relationship between child lexical universe and its motivation to the discovery of the narrative as a genre of creative order. It is important that we emphasize what we understand as children’s narratives: sometimes we define children’s narratives as stories told by children, sometimes as stories told to children by an adult, and sometimes as universal stories created for children in general. Thus, we differentiate children’s narratives as universal stories created for children and stories narrated by children as their stories, their own lives or adaptations they make of their own lives from popular stories, fictional or not. To this end, we will bring to light the details children elaborate on their narrated speeches, including the playful imperfect in traditional narratives and intuitively taken over by children.
Resumen: Los estudios de las narrativas producidas porniños son aún incipientes en el campo de la lingüística, aunque ya haya una difusión efectiva en las áreas de sociología, psicología y pedagogía. Nuestra investiga- ción pretendía contribuir a la ciencia, y traer al campo de la Lingüística un enfoque que puede apoyar la formación de maestros en el área de lengua, sobre todo en la enseñanza de la lengua materna, en la búsqueda de la apreciación de la creación verbal, teje una relaciónentre el universo lexical del niño y su disposición para el descubrimiento de la narrativa como género de fin creador. Es importante que resaltemos lo que vienen a ser las narrativas infantiles: ora, precisaremos narrativas infantiles como siendo narrativas contadas por niños, historias narradas por niños; ora, historias contadas para cniños por algún adulto presente; ora, historias universales creadas para el público infantil en general. de este modo, diferenciaremos narrativas infantles como historias universales contadas para niños, y las historias narradas por los niños, como siendo sus historias, serán las narrativas de los niños, sus propias vidas o adaptaciones que ellos hacen de sus propias vidas, a partir de historias populares, ficcionales o no. Para ese fin, traeremos los detalles que los niños elaboran en sus discursos narrados, incluyendo el imperfecto lúdico, en las narrativas tradicionales, y retomadas intuitivamente por los niños.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/62015
ISSN: 2525-426X
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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