Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61991
Tipo: Resumo
Título: Grupo de Estudos, Pesquisa e Inovação em Informática Biomédica (GEPIB)
Autor(es): Camurca, Tainah Braga
Accioly, Phelippe
Oliveira, Luiz Roberto de
Palavras-chave: Medicina - Estudo e ensino;Tecnologia da informação;Letramento digital
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: CAMURCA, Tainah Braga; ACCIOLY, Phelippe; OLIVEIRA, Luiz Roberto de. Grupo de Estudos, Pesquisa e Inovação em Informática Biomédica (GEPIB). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: INTRODUÇÃO: Grupo de Estudos, Pesquisa e Inovação em Informática Biomédica (GEPIB) foi criado em 2016 como uma iniciativa do Núcleo de Tecnologias e Educação à Distância em Saúde (NUTEDS) da Faculdade de Medicina da UFC, com o fito de estender a utilização das tecnologias digitais no curso de medicina da FAMED/UFC. O GEPIB tem reuniões semanais para tratar de assuntos relacionados às TDIC aplicadas à saúde. O corpo docente e discente que integra o grupo compartilha ideias e experiências na utilização das tecnologias digitais no âmbito acadêmico, além de buscar meios para melhorar o letramento digital no curso de medicina da UFC. OBJETIVOS: Promover pesquisas na área de Informática Biomédica, além de proporcionar um ambiente de compartilhamento de ideias e de experiências relacionadas ao uso dessas tecnologias por professores e alunos dentro da FAMED/UFC. A primeira pesquisa do GEPIB tem o objetivo de analisar a atual situação do uso produtivo de tecnologias da informação e do letramento digital pelo estudante de medicina da UFC. METODOLOGIA: Os integrantes do GEPIB desenvolveram um questionário a ser aplicado em estudantes de medicina da FAMED/UFC em outubro/2016 sob o título de Inquérito Sobre o uso De Tecnologias Digitais E Letramento Digital. A coleta de dados será realizada por meio de questionário do tipo inquérito. A análise será descritiva, com resultados expressos em médias, desvio padrão, frequências, como também se fará a comparação do uso de tecnologias da informação e letramento digital entre estudantes do início (primeiro e segundo semestres) e do final (último ano de internato) do curso de medicina. Os dados serão analisados no programa SPSS, versão 20. RESULTADOS: Almeja-se, futuramente, apresentar uma proposta de ajuste curricular incluindo a Informática Biomédica (IB) de forma longitudinal em todos os módulos e semestres no Currículo Médico da Universidade Federal do Ceará.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61991
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_tbcamurca.pdf46,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.