Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61949
Tipo: | Dissertação |
Título: | A relação entre a prosa e a poesia no Livro do Desassossego |
Autor(es): | Silva, Sâmila Maria Oliveira da |
Orientador: | Fernandes, Geraldo Augusto |
Palavras-chave: | Fernando Pessoa;Livro do Desassossego;Bernardo Soares;Imagens poéticas;Prosa poética;Poetic images;Poetic prose |
Data do documento: | 2021 |
Citação: | SILVA, Sâmila Maria Oliveira da. A relação entre a prosa e a poesia no Livro do Desassossego. Orientador: Geraldo Augusto Fernandes. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho busca mostrar como a poesia surge na prosa do Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, fazendo com que essa seja caracterizada como uma prosa poética. A obra corresponde a um conjunto de fragmentos escritos por Pessoa e recolhidos pelos estudiosos do espólio de inéditos do autor, os quais passaram a publicá-los em formato de livro a partir de 1982. Nesses fragmentos, Pessoa constrói uma prosa fundada em imagens poéticas, figuras de retórica e no ritmo. Assim, estabelece um estreitamento entre a poesia e a prosa e evoca analogias que aproximam o leitor das sensações experimentadas pelo semi-heterônimo Bernardo Soares, autor fictício do livro. Essas sensações estão relacionadas principalmente a questões da consciência, do tédio e do sujeito que se encontra dilacerado e estagnado diante do mundo moderno. E surgem devido ao jogo reflexivo que o autor estabelece entre o sujeito pensante (eu) e o objeto pensado (não eu), tão caro ao Modernismo português. Diante disso, a pesquisa propõe a análise das imagens poéticas, das figuras de retórica e do ritmo que surgem ao longo dos fragmentos. Para tanto, baseia-se especialmente nos pressupostos teóricos de Massaud Moisés, nos livros A Criação Literária: Poesia (1998) e A Criação Literária: Prosa II (1998), de Octavio Paz, nos livros O Arco e a lira (1982) e Signos em rotação (2009), de José Luiz Fiorin, no livro Figuras de retórica (2014) e de Gaston Bachelard, n’A Poética do Devaneio (2006) e n’A poética do espaço (1993). |
Abstract: | The present work seeks to show how poetry appears in the prose of the Livro do Desassossego, by Fernando Pessoa, making it characterized as a poetic prose. The work corresponds to a set of fragments written by Pessoa and collected by scholars from the author's unpublished collection, which began to publish them in book format from 1982. In these fragments, Pessoa builds a prose based on poetic images, figures of rhetoric and rhythm. Thus, treating a narrowing between the poetry and prose of the book and evokes analogies that bring the reader closer to the sensations experienced by the semi-heteronym Bernardo Soares, fictional author of the book. These sensations are mainly related to issues of conscience, boredom and the subject who finds himself torn and stagnant in the face of the modern world. And they arise due to the reflexive game that the author negotiates between the thinking subject (I) and the thought object (not me), so dear to Portuguese Modernism. Therefore, the research proposes an analysis of poetic images, rhetorical figures and rhythm that emerge along the fragments. Therefore, it is based especially on the theoretical assumptions of Massaud Moisés in the books A Criação Literária: Poesia (1998) and A Criação Literária: Prosa II (1998), Octavio Paz in the books O Arco e a lira (1982) and Signos em rotação (2009), José Luiz Fiorin in the book Figuras de retórica (2014) and Gaston Bachelard, in A Poética do Devaneio (2006) and A poética do espaço (1993). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61949 |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_dis_smosilva.pdf | 529,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.