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Tipo: TCC
Título: Design político, pós-modernismo e ideologia: uma análise do discurso de Barbara Kruger
Autor(es): Moreira, Alline de Albuquerque Bezerra
Orientador: Simões, Paulo Jorge Alcobia
Palavras-chave: Design político;Pós-modernismo;Ideologia;Análise do discurso
Data do documento: 2021
Citação: MOREIRA, A. A. B. Design Político, Pós-modernismo e Ideologia: Uma Análise do Discurso de Barbara Kruger. 2021. 167 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: Esta pesquisa objetiva-se a descrever as formas como o trabalho da designer norte-americana Barbara Kruger se configura como um agente político, investigando processos histórico-materiais nos campos da política e do design, como eles se relacionam entre si e averiguar a contradição entre um “design político” e “design politizado” na especificidade do capitalismo tardio. Para isso, buscou-se empreender um estudo teórico, exploratório e interdisciplinar nos campos do design, da história, filosofia e da política e seu procedimento metodológico utiliza as diretrizes propostas pelo filósofo Roland Barthes para a análise de imagens publicitárias e os códigos elaborados em sua obra “S/Z”. Os cinco códigos propostos por Barthes são: Código Hermenêutico, Código Proairetico, Código Sêmico, Código Simbólico e Código Cultural. A Design Político leitura detalhada do corpus composto de dez cartazes da designer durante a década de 1980 ofereceu à autora subsídios para identificar as particularidades da obra de Kruger em perspectiva às aproximações políticas do design, situando seu trabalho a partir do fenômeno conceituado pelo crítico marxista Fredric Jameson (1997) como pós-modernismo. A partir dos resultados da análise, foi possível concluir que o trabalho de Kruger relaciona-se intimamente com a militância política e as questões que rodeavam as discussões do movimento feminista. Além disso, o corpus analisado forneceu dados que o relacionassem ao fenômeno cultural do pós-modernismo. Conclui-se que é possível dizer que o trabalho de Kruger é politicamente engajado, apresentando uma perspectiva pessimista à realidade norte-americana na década supracitada. Reflete a derrota e impotência que viveu a esquerda dos EUA, mas exime-se de apresentar possibilidades de fuga e oportunidades. Entendendo o “design político” como construção de realidades possíveis para vivências e subjetivizações coletivas e “design politizado” como o exercício do design através de concepções ideológicas subjetivas, a pesquisa nos mostra que o trabalho de Barbara Kruger durante os anos 1980 configura-se como “design politizado”.
Abstract: This research aims to describe the ways in which the work of the american designer Barbara Kruger configures itself as a political agent, investigating historical-material processes in the fields of politics and design, how they relate to each other and investigating the contradiction between terms such as “political design” and “politicized design” in the specificity of late capitalism. We sought to undertake a theoretical, exploratory and interdisciplinary study in the fields of design, history, philosophy and politics and its methodological procedure uses the guidelines proposed by the philosopher Roland Barthes for the analysis of advertising images and the codes elaborated in his work “S/Z”. The five codes proposed by Barthes are: Hermeneutic Code, Proairetic Code, Semic Code, Symbolic Code and Cultural Code. A detailed reading of the corpus composed of ten posters by the designer during the 1980s offered us subsidies to identify the particularities of Kruger's work in perspective to political approaches to design, situating her work based on the phenomenon theorized by the marxist critic Fredric Jameson ( 1997) as postmodernism. Based on the results of the analysis, it was possible to conclude that Kruger's work is closely related to political militancy and the issues surrounding the discussions of the feminist movement. Furthermore, the analyzed corpus provided data connecting it to the cultural phenomenon of postmodernism. We conclude that it is possible to say that Kruger's work is politically engaged, presenting a pessimistic perspective on the North American reality in the aforementioned decade. It reflects the defeat and impotence experienced by the US left, but refrains from presenting possibilities of escape and opportunities. Understanding “political design” as the construction of possible realities for collective experiences and subjectivization and “politicized design” as the exercise of design through subjective ideological conceptions, the research shows us that Barbara Kruger's work during the 1980s is configured as “politicized design”.
Descrição: MOREIRA, A. A. B. Design político, pós-modernismo e ideologia: uma análise do discurso de Barbara Kruger. 2021. 167 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61856
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