Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/61780
Tipo: | TCC |
Título: | Representações sociais sobre os insetos em estudantes de ensino médio: um estudo de caso |
Autor(es): | Pinto, Paula Jéssica Costa |
Orientador: | Silva, José Roberto Feitosa |
Palavras-chave: | Ensino de biologia;Etnoentomologia;Concepções |
Data do documento: | 2017 |
Citação: | PINTO, Paula Jéssica Costa. Representações sociais sobre os insetos em estudantes de ensino médio: um estudo de caso. 36 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. |
Resumo: | Este trabalho nasce do meu interesse pelos insetos, não somente como estudante de Ciências Biológicas, mas desde muito antes de pensar em seguir uma carreira de cientista. Trazer essas memórias e transformar em uma investigação na perspectiva de futura educadora direciona o olhar para outra perspectiva sobre esse táxon animal. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar acerca das concepções sobre os insetos ancoradas na teoria das representações sociais, de alunos do segundo ano do Ensino Médio, afim de que essas informações possam futuramente auxiliar educadores no ensino e na aprendizagem da biologia de modo contextualizado. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, utilizando o método de entrevista semi-estruturada para obtenção dos dados e análise de conteúdo com apoio da Teoria das Representações Sociais para tratamento. A influência das vivências, do mundo da fantasia, ficção científica e do senso comum presentes nas relações interpessoais fica clara nas representações dos alunos. Os resultados indicam uma sustentação de uma imagem predominantemente negativa sobre a maioria dos insetos, algumas vezes apenas pelo desconhecimento do animal. Ações na escola poderão influenciar para que os estudantes construam uma concepção mais abrangente sobre os insetos. |
Abstract: | This work is born from my interest in insects, not just as a biological science student, but from long before in follow a career as a scientist. Bringing these memories and turning them into an investigation from the perspective of a future educator, looking at a new perspective on this animal taxon. Thus, the objective of this work was to investigate the conceptions about insects anchored in the theory of social representations, of second year high school students, so that this information may in the future help educators in the teaching and learning of biology in a contextualized way. This is a qualitative research, using the semi-structured interview method to obtain data and content analysis with the support of the Theory of Social Representations to treatment. The influence of the experiences, the fantasy world, science fiction and common sense present in the interpersonal relations is clear in the representations of the students. The results indicate a predominantly negative image for most insects, sometimes only because of the animal's lack of knowledge. Actions at school can influence students to build a broader conception of insects. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61780 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_tcc_pjcpinto.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.